25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

HGV adquire equipamentos que permitem procedimento de alta complexidade

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nessa terça-feira (1), uma cirurgia de alta complexidade de ressecção de tumor nasal do paciente de iniciais M.D.B.O, de 14 anos. O procedimento somente foi possível devido à aquisição de torres de videoendoscopia que permitiu a exploração das cavidades nasais do paciente.

Os cinco novos equipamentos foram fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ao hospital, que é administrado pelo Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH).

Para o otorrinolaringologista cirurgião da base do crânio responsável pela cirurgia, Antônio Pedro, os pacientes portadores de tumores nasais são beneficiados com o recurso da videoendoscopia durante a cirurgia, pois essa tecnologia permite o detalhamento minucioso de toda a anatomia cirúrgica e a ressecção do tumor sem cortes na face.

Segundo o médico, o equipamento permitiu a exploração das cavidades nasais, o diagnóstico da patologia e o tratamento cirúrgico da mesma. “Sem a torre de vídeo de endoscopia não seria possível realizar essa cirurgia”, destaca Antônio Pedro.

O cirurgião conta que o tumor, apesar de ser benigno, era bastante agressivo. “O paciente sofria com hemorragia e obstrução nasal e os pais já estavam dispostos a vender tudo que tinham para salvar a vida do filho. Eu os orientei para aguardar que ia dar certo realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde e no HGV”, destaca o médico.

De acordo com o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, a chegada do videoendoscópio permite um menor risco de infecção e menor permanência do paciente no hospital. “A grande vantagem é a redução do tempo de internação, pois o pós-operatório é muito mais rápido. É um equipamento fundamental”, explica o diretor.

A equipe que realizou o procedimento foi composta pelo cirurgião Antonio Pedro, pelos médicos residentes, Carlos Cunha, Linkelson Marques e Lais Gomes, além do anestesista Silvio Roberto, da enfermeira Janaínna Francelino e das técnicas de enfermagem Jercilene da Silva Araújo e Aliciane de Sousa Leal.


Fonte: Hospital Getúlio Vargas

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais