23.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

HGV realiza mais de 900 procedimentos endovasculares durante a pandemia

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 929 atendimentos de janeiro a outubro deste ano, procedimentos que somente o HGV faz na rede pública de saúde do estado.  O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, diz está satisfeito com os resultados e que a meta é ampliar ainda mais o serviço.

Albuquerque destaca que o serviço é referência para todo o Estado com atendimentos complexos em arteriografias (255 realizadas no período), angioplastias (153), embolizações de aneurisma cerebral (141), flebografias (81), cateterismos cardíacos (73), dentre outros.

O coordenador da neurologia do HGV, Arquimedes Cavalcante, explica que, mesmo com a pandemia, os atendimentos não foram paralisados. ¨Isso somente foi possível porque seguimos todos os protocolos estabelecidos, bem como as normas de distanciamento e medidas de segurança e higiene, conforme as determinações das autoridades sanitárias ¨, pontua Cavalcante.

O cirurgião vascular Martônio de Assunção, que coordena o Serviço de Hemodinâmica, explica que o setor atende pacientes do Ambulatório Integrado do próprio HGV e de outros hospitais da rede estadual, para o tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas.

“Tratamos de aneurismas cerebrais e de aorta abdominal, malformações vasculares e cerebrais, pacientes vítimas de acidente vascular isquêmico, doenças de carótidas, pacientes diabéticos com problemas nos membros inferiores; além de outros casos. ¨, completa o coordenador.

O presidente da Fundação piauiense de serviços hospitalares (Fepiserh), Dr. Pablo Santos, lembra da evolução do setor de Hemodinâmica do HGV e de como vem se destacando ao longo dos anos na realização de procedimentos de alta complexidade. “Com 10 anos de atuação, a Hemodinâmica do HGV se destaca cada vez mais na realização de procedimentos de alta complexidade. Alguns deles, inclusive, o setor é pioneiro no estado e é o único da rede pública a oferecer. Por isso mesmo, estou seguro que prestamos um dos melhores atendimentos em saúde pública, não só do Piauí, mas do Brasil, e isso se mantém no período da pandemia”, diz Pablo Santos.


Fonte: HGV

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais