23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Horário de verão altera funcionamento dos bancos no Piauí; veja o que muda

À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. A medida que foi estabelecida para diminuir o consumo de energia se mantém até o dia 17 de fevereiro de 2018. No Piauí não será preciso adiantar o relógio, mas a rotina de alguns órgãos sofrerá mudanças.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Piauí, os bancos antecipam seu horário de funcionamento em uma hora no Estado. Abrindo às 9h e encerrando suas atividades às 15h. Nas agências dos Correios do Piauí não haverá mudança no horário de funcionamento seguindo o horário local.

Candidatos inscritos em concursos públicos federais também devem ficar atentos e seguir o horário brasileiro de verão. Os inscritos no Enem no Piauí devem lembrar que o exame começa uma hora mais cedo, em relação ao horário que aparece no cartão, já que o exame segue o horário de Brasília.

Em relação aos voos, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alerta aos passageiros que o horário de chegada do voo nos bilhetes é relativo ao horário local da cidade de destino. O passageiro deve consultar a sua companhia aérea.

Reavaliação

Em agosto, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ONS e o Ministério de Minas e Energia chegaram à conclusão que, por causa dessa mudança de perfil de consumo de energia, a adoção do Horário de Verão atualmente “traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”.

Apesar da indicação, o governo decidir manter o Horário de Verão este ano, mas para o período 2017/2018 a medida será reavaliada.

Cidadeverde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais