35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Geral Internacional Saúde

Hospitais do Piauí atenderam 8 mil pacientes no Carnaval

Levantamento parcial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aponta que 13 hospitais da rede estadual atenderam 8.890 pacientes na urgência e emergência, durante o Carnaval, no período compreendido entre sexta-feira (9) a terça-feira (13). Os dados mostram ainda que menos de 1,5% de pacientes foram transferidos, sendo que a maioria foi para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que recebeu mais de 40% dos pacientes, e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, que não realizou nenhuma transferência para Teresina.

Os dados mostram o quanto os hospitais do interior são resolutivos, uma vez que praticamente a totalidade da assistência em média e alta complexidade ficou concentrada na rede estadual, em dois pontos estratégicos: Parnaíba e Floriano, que receberam mais de 60% dos 112 pacientes transferidos e mais de 30%  das entradas registradas durante o período na rede estadual. Ao somar as entradas no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, esse percentual sobe para mais de 46% dos atendimentos.

O Heda, em Parnaíba, além de não ter transferido nenhum paciente para Teresina, recebeu 25 transferências, vindos principalmente de Esperantina e Luzilândia. O hospital atendeu 1.195 pacientes, realizando também procedimentos cirúrgicos, como de neurocirurgia e ortopedia. Também foi realizada uma cirurgia de urgência de buco-maxilo, procedimento implatado em janeiro, como eletivo, e por já ser realizado no hospital, evitou a transferência de paciente para a capital.

O Hospital de Floriano destacou-se pela resolutividade dos atendimentos, uma vez que, das 112 transferências em toda rede estadual, o Tibério Nunes recebeu 46 pacientes, vindos principalmente dos hospitais de São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente, São João do Piauí, Oeiras, Bom Jesus, Picos e Amarante, consolidando o hospital como referência na assistência médico-hospitalar de toda região sul. Ali também foram atendidos cerca de 1.800 pacientes, com 83 cirurgias realizadas, sendo que, somente em neurocirurgia, foram sete procedimentos e 28 em ortopedia.

Os números dos atendimentos e a resolutividade na assistência especialmente durante o Carnaval é fruto do plano de contingência elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde para o período, por conta do aumento significativo nas entradas das urgências e emergências. Todos os Hospitais Regionais tiveram reforços nas equipes e em insumos, que objetivavam dar uma maior resolutividade aos atendimentos de urgência e emergência na própria região ou uma transferência com menos riscos para outros hospitais de referência.

Para o litoral, houve mobilização maior por conta do intenso fluxo de foliões que foram para a região. Ambulância e equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de Enfermagem deram suporte nas urgências pré-hospitalares, no Centro Integrado. Somente aqueles casos mais graves foram encaminhados para o Heda, o que desafogou sobremaneira as entradas no pronto-atendimento.

Os pacientes atendidos passaram por, ao menos, dois tipos de procedimentos, destacando os exames laboratoriais e de imagem, que totalizaram cerca de 7.000 exames. Os hospitais também realizaram cirurgias, entre eletivas e de urgência, com 205 procedimentos realizados, principalmente as de ortopedia e neurocirurgia.

Número de atendimentos:

Hospital Regional de Campo Maior: 502 pessoas atendidas
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras: 631 pessoas atendidas
Hospital Regional Julio Hartman – 629 pessoas atendidas
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato: 630 pessoas atendidas
Hospital Regional João Pacheco Cavalcante – Corrente: 252 pessoas atendidas
Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros – São João do Piauí: 421 pessoas atendidas
Hospital Regional Manoel de Sousa Barros – 542 pessoas atendidas
Hospital Regional Tibério Nunes – 1781 pessoas atendidas
Hospital Regional Francisco Ayres Cavalcante – Amarante: 308 pessoas atendidas
Hospital Regional Justino Luz – Picos: 1.160 pessoas atendidas 
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – Parnaíba: 1.195 pessoas atendidas
Hospital Regional Gerson Castelo Branco – Luzilândia: 457 pessoas atendidas
Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde – Uruçuí: 382 pessoas atendidas

 

 

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais