18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Hospital do Monte Castelo será exclusivo para pacientes do novo coronavírus

Fotos: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está preparando o Hospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo, zona Sul da cidade para atender somente casos graves da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O local tem 50 leitos que serão exclusivos para estes pacientes.

A informação foi confirmada pela diretora de Assistência Especializada da FMS, Jesus Mousinho. A decisão foi acordada após uma reunião realizada para definir o plano de contingenciamento.

“O hospital está em pleno funcionamento e estamos regulando os pacientes que estão lá para outros hospitais e se organizar em 50 leitos, para uma emergência. Estamos deslocando esses pacientes para nossas outras unidades, para o Hospital Universitário que recebeu quatro pacientes cardiológicos nossos nesta sexta. E de acordo com a regulação, à medida que está surgindo vaga, estamos transferindo esses pacientes”, disse Jesus Mousinho.

Neste sábado (10), ainda há dez pacientes que precisam ser regulados. “Ainda estamos aguardando vagas em outros hospitais da rede”, afirmou.

Além dos 50 leitos no Hospital do Monte Castelo, haverá também 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Polícia Militar e os demais já informados pelo Governo do Estado que são os de referência para atendimento como: Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

A diretora de Assistência em Saúde informou ainda que a Prefeitura de Teresina está locando 20 ventiladores mecânicos e 10 monitores cardíacos para se somar aos já existentes no hospital do Monte Castelo e auxiliar nos possíveis casos confirmados que precisarem de internação pelo município.

Ela aconselha as pessoas que moram na circunscrição do hospital e à população em geral a procurar as unidades de saúde apenas quando for de extrema necessidade. Dez Unidades Básicas de Saúde vão funcionar até as 21 horas para atender casos de urgência e emergência e o hospital Monte Castelo.

Jesus Mousinho garantiu que todos os profissionais de saúde do Hospital continuarão trabalhando e que já foi adquirido pela Prefeitura equipamentos de proteção individual para todos e que estão providenciando mais.

Fonte: Caroline Oliveira / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais