24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

HU deve realizar cirurgias neurológicas em 2018; fila tem 300 pacientes no Piauí

O Hospital Universitário (HU) deve começar a realizar cirurgias neurológicas a partir de 2018. Atualmente, este tipo procedimento cirúrgico eletivo é realizado apenas no Hospital Getúlio Vargas( HGV) o que acaba gerando uma longa fila de espera.

No Piauí, há cerca de 300 pacientes aguardando pela cirurgia. Ontem (12) uma audiência no Ministério Público Federal discutiu o problema para tentar diminuir o tempo de espera, uma vez que, geralmente, este tipo de cirurgia é urgente.

Clara Leal, diretora-geral do HGV, explica que há um esforço integrado para resolver a situação e que a expectativa é que o HU comece a realizar os procedimentos neurológicos em fevereiro de 2018.

“Não podemos assistir essa situação sem procurar uma saída. Entendemos que a saída é colocar mais um hospital realizando esse tipo de cirurgia e o mais adequado seria o HU. Um só hospital nunca será suficiente”, propõe a diretora do HGV.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Clara Leal pontuou que existe apenas um pendência em relação ao HU, mas que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) se propôs a arcar com o ônus financeiro do pagamento de neurocirurgiões.

“No HU não há neurocirurgiões para ficar no plantão 24 horas. Quando é feita uma cirurgia é preciso garantir profissionais 24 horas para qualquer intercorrência que o paciente possa apresentar. Neste sentido, a Sesapi se propôs a assumir o ônus financeiro do pagamento dos plantões dos neurocirurgiões para cobrirem essa assistência no HU enquanto o próprio HU se organiza para ter seu quadro próprio completo”, explica Leal.

No Piauí, procedimentos neurológicos de urgência são realizados no HGV, bem como nos hospitais regionais de Floriano e Parnaíba. Contudo, este tipo de cirurgia eletiva só acontece no HGV.

 

Graciane Sousa
Com informações Notícia da Manhã

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais