26.7 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

HUT adquire equipamento que reduz cortes durante cirurgias e procura aumenta em 15%

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) adquiriu mais um Arco Cirúrgico (Intensificador de Imagem). Agora, das nove salas de cirurgias do Centro Cirúrgico, quatro estão equipadas com esse equipamento que é capaz de produzir imagens digitais em tempo real proporcionando aos cirurgiões mais segurança durante a realização de procedimentos e aos pacientes uma recuperação mais rápida e com menor risco de infecção.

Depois da aquisição dos arcos cirúrgicos o HUT aumentou o número de cirurgias em torno de 15%. Para o cirurgião ortopédico do HUT, Dr. Osvaldo Mendes, um Arco Cirúrgico é uma peça fundamental na cirurgia ortopédica, por exemplo, pois ele transforma traumas complexos em procedimentos mais simples.

“Por meio das imagens digitais nós conseguimos visualizar com mais exatidão onde estão as fraturas, com isso controlamos melhor a redução (reposicionamento ósseo) sem a necessidade de realizar cortes cirúrgicos de forma percutânea (grandes cortes), são feitos apenas pequenos furos por onde passam fios metálicos, pinos e parafusos. Com essa tecnologia nós diminuímos o tempo cirúrgico e, consequentemente, os riscos de infecção”, explicou o cirurgião.

A paciente Rosangela Carvalho, 56 anos, que deu entrada no HUT com uma fratura no punho esquerdo, consequência de uma queda, passou por cirurgia utilizando o arco cirúrgico e falou do procedimento. “O atendimento foi excelente e com esse procedimento que fizeram no meu braço a recuperação será muito mais rápida. Foram apenas dois furos. Logo estarei em casa”, comentou.

Para agilizar ainda mais o atendimento a população nos finais de semana o HUT reforçou as equipes de cirurgiões ortopédicos no domingo. O gerente do centro cirúrgico do HUT, Ronaldo José, disse que com o novo equipamento a qualidade da assistência vai melhorar ainda mais. “Com mais um arco cirúrgico vamos realizar mais cirurgias em menos tempo e o melhor de tudo menos traumáticas e dolorosas para nossos pacientes”, ressaltou Ronaldo.

Além dos procedimentos ortopédicos o arco cirúrgico pode ser utilizado em cirurgias gerais, neurológicas, urológicas e vasculares. Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, explica que as novas tecnologias têm possibilitado tratamentos menos invasivos e mais confortáveis para os pacientes. “Quando realizamos esse tipo de procedimento estamos diminuindo o tempo de recuperação dos nossos pacientes e aumentando a nossa capacidade de fazer mais cirurgias, pois diminui o tempo de internação e aumenta a nossa rotatividade”, destacou o diretor.

O investimento feito para aquisição do arco cirúrgico foi de R$ 318 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina. O HUT possui nove salas de cirurgias que funcionam 24 horas por dia. Desde sua inauguração já realizou 610.372 atendimentos e 105.476 cirurgias. Quase 60% dos procedimentos cirúrgicos realizados, por mês, pelo Hospital são ortopédicos.

 

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais