23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

ICMS sobe de 17% para 18% e deve aumentar preços no Piauí

Desde o dia 1º de janeiro está valendo a nova alíquota do ICMS no Piauí, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 de dezembro. O imposto cobrado aos empresários passa de 17% para 18% – e deve ser repassado aos consumidores.

“Você olhando a alíquota acha que 1% é pouca coisa, mas se a gente for levar em consideração todo o momento que estamos vivendo [de crise econômica], é um percentual significativo, que termina elevando os preços dos produtos. É imposto em cima de imposto, vai afastar o consumidor”, declara Tertuliano Passos, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas.

O superintendente de Receita da Sefaz, Antônio Luiz, explica, porém, que o reajuste incide apenas em uma das alíquotas do ICMS. “Nós temos diferentes alíquotas de ICMS. A cesta básica, por exemplo, continua 12%. Alguns produtos, como bebidas, já têm mais de 27%. Energia elétrica é 25%. Só os produtos que estavam 17% no ano passado subiram esse 1%. Esse reajuste vai para o Fundo de Combate à Pobreza, gerido pela Sasc”, esclarece. A perspectiva é que a arrecadação do Fundo aumente em R$ 1 milhão.

 

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais