24.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

IDHM: 80% dos municípios do PI apresentam nível de renda baixo, revela Cepro

A Fundação Cepro divulgou nesta segunda-feira (20) o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios do Piauí. O Estado, que ocupava a 27ª posição nacional em 1991, saltou para a 25ª posição em 2000 e alcançou o 24ª lugar em 2010, estando a frente do Maranhão e do Alagoas e no mesmo patamar do Pará.

O Piauí, depois de permanecer por duas décadas (1991 e 2000) no nível muito baixo do IDHM (2000-2010) saltou o nível considerado baixo (0,500 a 0,599) e atingiu o nível médio (0,600 a 0,699) na escala de valores. Se na década de 2010-2020, o Piauí melhorar o seu IDHM na mesma proporção, ou seja, 33% de crescimento, também saltará o nível alto (0,700 a 0,799), podendo atingir o nível muito alto (0,800 a 1,000). Para a Cepro, esse é o principal desafio dos gestores hoje.

“É muito importante fazer um acompanhamento, não só como diagnóstico da situação, mas também como um subsídio para se direcionar e intensificar as políticas públicas. Está muito claro, por exemplo, que o indicador Saúde no IDHM tem um bom desempenho, porque ele se baseia mais na política de saúde preventiva comunitária do que no atendimento hospitalar e ambulatorial, em contrapartida, o indicador Educação tem muitos problemas, o que serve de alerta para os gestores”, explicou o presidente da Cepro, Antônio José Medeiros.

Medeiros também destaca a educação como prioridade para o crescimento do IDHM. “Se nós queremos melhorar o IDHM temos que prestar mais atenção ao desempenho da educação e perceber que não é só o atendimento das crianças em idade escolar que precisa crescer, mas também a recuperação da escolaridade dos adultos, que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa”, concluiu.

Entre as três dimensões avaliadas: Renda, Longevidade e Educação, o Estado apresenta melhores resultados na Longevidade (0,777). O pior índice é da Educação (0,547). A Renda atingiu 0,635.

Municípios

O estudo revela o comportamento do IDHM dos 224 municípios piauienses, nos Territórios de Desenvolvimento em 2010 e destaca seis municípios que ainda apresentam um nível muito baixo de desenvolvimento humano:

– três localizados na Planície Litorânea (Caxingó, Cocal e Cocal dos Alves)

–  mais três localizados nos territórios: Carnaubais (Assunção do Piauí), Chapada Vale do Itaim (Betânia do Piauí) e Vale do Canindé (São Francisco de Assis do Piauí).

Por outro lado, dois municípios têm IDHM alto: a capital Teresina, no território de desenvolvimento Entre Rios, e Floriano, no território de desenvolvimento Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Outros 40 municípios (17%) são detentores de nível médio de desenvolvimento humano e 176 cidades (78,5%) têm nível baixo de IDHM.

Os indicadores

Segundo o relatório, na Renda 80,3% dos municípios apresentam um nível baixo do IDHM, outros 9,8% apresentam nível muito baixo.

Três dos quatro territórios em melhor posição no IDHM GERAL (Tabuleiros do Alto Parnaíba, Entre Rios e Vale do Canindé) são os que se situam em melhor posição também em relação à Renda; a exceção é o Vale do Sambito que vai da 5ª para a 8ª posição no que se refere à Renda.

Por outro lado, o Território da Serra da Capivara que está na 8ª posição entre os 12 territórios no que se refere ao IDHM GERAL é o território que tem o menor percentual (76,2%) de municípios com IDHM Renda muito baixo e baixo.

Na dimensão Longevidade, 94,6% dos municípios já atingiram o nível alto do IDHM e 1,8% o nível muito alto. Apenas oito municípios (6,6%) precisam ultrapassar o nível médio. E vale registrar que nenhum município está nos níveis muito baixo e baixo do IDHM no que se refere à dimensão Longevidade. As ações voltadas para a Saúde preventiva são apontadas como o principal fator para o bom resultado.


Com relação ao IDHM Educação, 79,2% dos municípios estão ainda no nível muito baixo, e 42 (18,7%) municípios estão no nível baixo do IDHM. Os quatro primeiros territórios com melhor posição no IDHM Educação são os mesmos na ordem do IDHM Geral – todos com um percentual acima da média estadual.

 

Veja abaixo o ranking dos 30 primeiros municípios piauienses:

Veja abaixo os 10 últimos lugares:

*A sequência não chega a 224 municípios porque várias cidades ocupam a mesma posição no ranking, como Barro Duro e Bertolínia, por exemplo.

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais