19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Imagens mostram que jovem que perdeu bebê teve surto psicótico, diz delegada

Estudante Conceição de Maria deu entrada na maternidade com infecção generalizada — Foto: Arquivo pessoal

A delegada Nayana Paz, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), revelou que Conceição de Maria Santos e Silva sofreu um surto psicótico no dia 31 de outubro, quando foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A jovem de 24 anos perdeu o bebê e está internada em estado grave na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.

De acordo com a delegada, imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento gravaram o surto da jovem na rua, logo após ela sair da casa de uma amiga. Familiares, o ex-marido, o ex-namorado e pessoas que testemunharam o ocorrido no dia 31 de outubro foram ouvidos.

“Através dessas imagens a gente pode visualizar que no dia 31 de outubro, por volta das 16h, ela sai de uma residência com a filha dela no braço e visivelmente ela apresenta um quadro de surto psicótico. Ela fala sozinha, caminha de um lado para o outro na rua, grita com as pessoas, passa na frente dos carros, pega pedra no chão para arremessar”, revelou Nayana Paz.

Para Polícia Civil, as imagens das câmeras descartam qualquer agressão ocorrida no dia 31 de outubro, quando a jovem foi encontrada com infecção generalizada, escoriações pelo corpo, o feto morto na barriga e desorientada. No entanto, o laudo pericial apontou lesões leves em várias partes do corpo de Conceição, que não justificam o seu estado grave de saúde.

“Provavelmente parte dessas lesões foram provocadas durante a contenção do surto, porque várias pessoas tentaram conter ela na rua. O laudo não conseguiu definir a causa do estado grave”, declarou a delegada.

Com a conclusão do laudo médico e os depoimentos, a delegada Nayana Paz descartou a tentativa de feminicídio da investigação. Ela aguarda autorização da equipe médica para ouvir a jovem.

Suposta agressão

O exame de corpo de delito apontou também que Conceição de Maria tem uma lesão no olho direito, que teria sido provocado anteriormente ao dia do surto psicótico. Segundo a delegada Nayana Paz, a polícia não sabe como essa lesão foi provocada.

“O ex-marido e o ex-namorado negaram ter sido os autores dessa agressão. No entanto, com a melhora do quadro de saúde da jovem, nós esperamos que o depoimento dela, que será bastante esclarecedor nesse sentido, para dizer como aquela lesão foi provocada”, destacou.

Boletim médico

No último boletim médico, Conceição de Maria Santos e Silva apresentava melhora no nível de consciência e já conseguia se comunicar com a equipe multiprofissional.

De acordo com a maternidade, a paciente segue estável, traqueostomizada (procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação da mesma com o meio externo).

“Está em processo de retirada de ventilação mecânica e já responde a alguns comandos (neurológicos). O quadro ainda é grave, inspira cuidados intensivos. Apresenta insuficiência renal com necessidade de hemodiálise e alteração hepatobiliar (fígado, rins e vesícula)”, informou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais