35.4 C
Piauí
3 de dezembro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

“Inadmissível”, diz secretário sobre 220 mil piauienses que não tomaram 2ª dose

Florentino Neto -Foto: Roberta Aline

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, reagiu nesta quinta-feira (25) aos números que mostram que mais de 220 mil piauienses estão com 2ª dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O gestor classificou a situação como “inadmissível” e destacou que os próximos dias devem ser marcados por uma intensa busca ativa dos piauienses que ainda não completaram o esquema vacinal.

“Temos percebido o aumento gradativo no número de vacinas atrasadas no estado a cada relatório divulgado pela FioCruz. Isso é inadmissível diante da dificuldade que enfrentamos para garantir vacinas para todos”, destacou Florentino Neto.

De acordo com a Sesapi, o Piauí tem 224.659 pessoas com a segunda dose da vacina contra covid-19 há 15 dias de atraso ou mais. São pessoas que já poderiam ter tomado à segunda dose de acordo com o prazo de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde até o momento.

Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 83.061 tomaram a vacina Coronavac; 107.508 Oxford/AstraZeneca; e 34.090 Pfizer/BioNTech.

De acordo com a FioCruz, a maior parte dos atrasados tem idade entre 30 e 60 anos, como é o caso da Astrazeneca. Para a Coronavac foi observado um atraso distribuído nas faixas entre 60 e 90 anos e, também entre os mais jovens de 20 a 40 anos. Já o atraso na segunda dose da Pfizer está concentrado entre 30 e 50 anos.

“Isso é muito preocupante, porque essas pessoas não estão imunizadas, elas não completaram o ciclo vacinal e precisam voltar para a segunda dose, que está garantida. só precisa que elas voltem aos postos de saúde. Por isso, os secretários municipais de saúde, os agentes de saúde, estão em busca ativa, para identificar essas pessoas, sensibilizado para que elas voltem aos locais de vacinação”, disse Florentino Neto.


Com informações da Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais