24.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Incêndio atinge Parque Serra das Confusões há pelo menos uma semana

Um incêndio atinge o Parque Nacional da Serra das Confusões e os brigadistas estão há pelo uma semana controlando as chamas para que o fogo não se alastre na área, tomando proporções ainda maiores.

O gestor da Serra das Confusões, José Wilmington Paes Landim Ribeiro, o Mitinha, informou que o fogo iniciou fora do parque, no município de Cristino Castro, e propagou-se para dentro da unidade. A área da Serra das Confusões abrange 11 cidades, dentre elas Cristino Castro.

“Os brigadistas do parque estão no local. Por enquanto, o fogo está sob controle, mas ele é imprevisível. Você pensa que está controlado, e ele toma uma força intensa”, explicou Mitinha.

Ela relatou que os brigadistas estão em uma linha de defesa contra o fogo para que ele não avance o perímetro e se perpetue no parque.

Até o momento, apenas os brigadistas estão no local, mas caso necessite será pedido reforço para conter as chamas.

O gestor ressaltou que os focos de incêndios neste período do ano é comum devido as altas temperaturas e a baixa umidade. “Está muito quente e seco”, disse.

O Cidadeverde.com recebeu a informação de que na semana passada, a Estação Ecológica de Uruçuí-Uma, na região de Bom Jesus, sofreu alguns focos de incêndio na semana passada, mas foram controlados pelo brigadistas. O grupo passou por capacitação para reforçar o uso controlável do fogo e evitar incêndios neste período do ano, considerado um dos mais críticos.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) realiza o monitoramento diário de queimadas e incêndios; além disso promove a  capacitação e treinamentos ao brigadistas para uma atuação rápida no controle de princípios de incêndios.

Nesta semana, uma equipe da Semar viajará para a região da Serra das Confusões para reforçar a capacitação dos profissionais.

Municípios 

A Semar elencou seis municípios considerados pontos críticos para focos de incêndios neste período do b-r-o-bró, conhecido pelas altas temperaturas e a baixa umidade de ar no Estado.

O auditor fiscal ambienta, Carlos Eduardo da Silva, citou que Canto do Buriti, Oeiras, Cristino Castro, São José do Peixe, Regeneração e Alvorada do Gurgueia são os municípios que, neste momento, necessitam de uma atuação rápida no combate ao fogo caso venha a ocorrer algum incêndio.

Carlos Eduardo também ressaltou que neste ano houve um detalhe atípico, os princípios de incêndios tão comuns a partir de setembro foram iniciados ainda no mês de agosto.

“Nós sempre esperamos muitos focos de incêndios neste época do ano, devido a questão meteorologia.  Agora em setembro está terrível. Tivemos fogo em Uruçuí em agosto”.

O auditor enfatiza a cooperação dos gestores municipais no combate aos incêndios.  “O problema não é apenas do Estado. Precisamos inserir os municípios dentro dessa problemática, a ajuda deles na preocupação com os seus próprios territórios para uma atuação de combate mais rápida”.

 

 

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais