32.5 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Incêndio que iniciou há 21 dias ameaça povoados na zona Rural de Curimatá

Um incêndio que começou no dia 15 de setembro continua a ameaçar povoados na zona Rural de Curimatá, a 775 km ao Sul de Teresina. As chamas iniciaram no povoado Lagoas, no limite com o município de Avelino Lopes, a 30 km de Curimatá, e já se aproximam da sede do município.

O prefeito de Curimatá, Valdecir Rodrigues Junior (PP), informou que acionou o governador Wellington Dias (PT) para que envie equipes do Corpo de Bombeiros.

“As duas equipes que estavam aqui elas foram positivadas para a Covid e regressaram às suas cidades. Estamos usando caminhões pipas que não tem a impulsão, não é um carro para apagar incêndio. Você termina tendo uma despesa alta para pouco resultado. Precisamos de uma equipe do Corpo de Bombeiros”, disse o gestor.

De acordo com o prefeito, o fogo já passou pelos povoados Baixão do Riacho, Pracata Queimada, Espinhos, Caraíbas e Campo Alegre.

“O fogo se aproxima da zona urbana. Pega propriedades com muito capim. Temos riscos de termos casas e povoados sendo destruídos. Estamos vendo agora a questão de vidas humanas. O vento está muito forte. O fogo está a 13 km e no vento que está aqui, na baixa umidade e alta temperatura, isso facilita a propagação”, afirmou Valdecir.

Em setembro, a PI-255, que liga Curimatá a Avelino Lopes, chegou a ser interditada por conta das chamas e da forte cortina de fumaça.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais