26.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Indústria no Piauí quer operar com redução de expediente e funcionários

Foto ilustrativa reprodução

Diversos segmentos foram afetados com a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), devido as medidas preventivas adotadas no Brasil. No Piauí, empresários do setor industrial têm manifestado preocupação com a sobrevida de empresas que estão com suas atividades paralisadas comprometendo a movimentação da economia.

O mercado financeiro estima queda da economia este ano no país. O boletim consta na revista Focus do Banco Central e prevê recuo do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,18%. Essa foi a oitava redução consecutiva. O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), Andrade Júnior, informa que o trabalho pode continuar e sempre preservando a vida e os trabalhadores.

O gestor reforça que hoje a indústria piauiense emprega 52 mil trabalhadores e representa 12% do PIB do Estado, isso dá na ordem de R$ 5 bilhões ao ano. O segmento propõe uma redução da mão de obra de 50%, e nesse percentual não estaria incluso o grupo de risco com pessoas acima de 60 anos e que apresentem doenças crônicas.

“Teríamos também uma redução do expediente de trabalho, que ao invés de oito horas passaria a trabalhar em expediente único de seis horas garantindo a distância mínima de dois metros entre trabalhadores. Além do uso de todos os EPI´s para que não haja a transmissão e disseminação do vírus, aplicação de treinamentos semanais dentro da indústria com os colaboradores e dar total acesso aos órgãos fiscalizadores para que verifiquem a aplicação dessas medidas dentro dos chãos de fábrica e canteiros de obra”, sugere o industrial.

Andrade Júnior relata ainda que as medidas propostas são fundamentais para a sobrevivência das empresas no mercado econômico. “A proposta de redução não é para pensar em lucros, mas para manter a empresa viva e dar condições aos trabalhadores. A indústria é a salvação para o nosso Estado e eu diria ainda que representa pouco do PIB com um espaço enorme para avançarmos”, finaliza o presidente do CIEPI.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais