23.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Inflação de alimentos segue elevada até o fim do 1º semestre

Levantamento da Capital Economics aponta que a inflação nos alimentos do Brasil deve continuar alta até o final deste semestre. O motivo seria a desvalorização do Real. No relatório, enquanto os preços dos produtos agrícolas mundiais caíram cerca de 20% em dólares no ano passado, o aumento foi de 30% a 40% em reais. “Isso tem empurrado para cima o custo da importação de alimentos em moeda local”, explica o economista-assistente da consultoria, Adam Collins.

Outras justificativas seriam os problemas climáticos, que são responsáveis pela alta de 12,03% nos preços do grupo alimentação e bebidas, acima dos 10,67% contabilizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Efeitos do fenômeno El Niño, com excesso ou escassez de chuva em algumas áreas, também estão nessa lista. Com o menor ritmo de desvalorização do real, a inflação deve começar ceder a partir do meio do ano.

 

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais