23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

INSS reabrirá 10 agências no Piauí para atendimento agendado e presencial

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão reabrir na próxima segunda-feira (14) em todo o Brasil. No Piauí, inicialmente, das 32 agências no estado, apenas 10 unidades estarão disponível para atender presencialmente os segurados por meio de agendamento prévio. O agendamento digital pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo site www.inss.gov.br e por meio do número de telefone 135.

Atendimento Presencial do INSS somente por agendamento

– perícia médica
– avaliação social
– reabilitação profissional
– cumprimento de exigências

Agências a serem reabertas na primeira etapa no Piauí

No interior:

– Floriano
– Parnaíba
– Piripiri
– São Raimundo Nonato
– Corrente
– Pedro II
– José de Freitas
– Luis Correia

Capital:

– Teresina Aeroporto, no bairro Aeroporto

– Teresina Sul, no bairro Vermelha

O gerente executivo do INSS no Piauí, Daniel Lopes, comenta que a ” direção nacional do INSS se reuniu nesta semana e com a prudência necessária entendeu que iniciaríamos a abertura das agências com o atendimento presencial a partir de segunda-feira. Nesse primeiro momento, o retorno será gradual; somente o pessoal agendado será atendido, sucessivamente, até o retorno do chamado ‘novo normal'”.

O Piauí possui 32 agências do INSS por todo o estado, mas nem todas irão reabrir para atendimento presencial nessa primeira fase. “De fato, por alguma particularidade, a parti de segunda iremos abrir de imediato 10 unidades do INSS no Piauí. Nós esperamos que até final de setembro todas as 32 unidades estejam reabertas e prontas para receber os nossos assegurados”.

Sobre a perícia médica, o gerente ressalta que  todas as perícias, desde o dia 20 de março, são feitas por meio do aplicativo Meu INSS. “O cidadão insere o atestado médico, o RG (Carteira de Identidade) e o CPF. Nessa situação, eles terão caso de direito antecipado, um salário mínimo no prazo de três meses. Essa sistemática deverá se estender até outubro. Contudo, o atendimento presencial retornar a partir da próxima segunda-feira”.

Os segurados que já estavam recebendo um salário mínimo serão convocadas para passar por perícia médica por meio do aplicativo. Por direito, serão pagas as diferenças não pagas na época da solicitação.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais