33.1 C
Piauí
21 de junho de 2021
Cidades em Foco
Geral Internacional

Internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 9%, revela COE

Coronavírus - Foto: Divulgação CCOM

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirma que ocorreu uma pequena redução nos atendimentos por síndrome gripal e dos casos de Covid-19 em Teresina, no período de 30 de maio a 05 de junho de 2021. Os dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da FMS – Teresina e constam no Painel Situacional da COVID-19 da 22ª semana epidemiológica.

Os dados apontam que “as internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 9% no período de 30/05 a 05/06 ao serem comparadas com as da semana anterior. No mesmo período, os atendimentos por síndrome gripal caíram 14%, os casos confirmados de Covid-19 reduziram 8% e as solicitações do exame RT-PCR em 54%”.

A FMS também comenta que, “no período de 30/05 a 05/06, a utilização do teste rápido de antígeno em swab nasal na rede pública municipal de Teresina pode ter diminuído a demanda por RT-PCR ao Lacen-PI.  A positividade dos testes RT-PCR também caiu de 28% para 24% entre as duas últimas semanas”.

O médico virologista e membro do COE, Marcelo Adriano, ressalta que “essa redução do número de casos confirmados da Covid-19 no cenário em que a testagem foi facilitada não deixa de ser animador. Isso pode significar que a transmissão da doença de fato reduziu entre os períodos comparados ou que amplitude da testagem foi aumentada. Na verdade, entre a infecção e o desenvolvimento da doença, de sintomas, a confirmação do caso, a hospitalização até chegar ao óbito passa de duas a quatro semanas. Então, as mortes registradas agora refletem, na verdade, os casos, atendimentos e internações que aconteceram semanas atrás”.

De acordo com o médico, a taxa de transmissão da Covid-19 em Teresina está abaixo da unidade (1,0) o que projeta redução do número de novos casos, diz a FMS. Outro fator para a redução dos casos de internação é a vacinação dos idosos, de grupos de comorbidades e dos profissionais e trabalhadores da saúde.

com informações da FMS

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais