24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Geral Política

Ipespe aponta: Lula surge com 44%, Bolsonaro 32% e Ciro com 8%

Lula e Bolsonaro / Foto: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR, respectivamente

A segunda rodada da pesquisa Ipespe de maio, divulgada nesta sexta-feira (13), mostra um cenário eleitoral de estabilidade. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança com os mesmos 44% de intenção de voto na pesquisa estimulada para o primeiro turno. Jair Bolsonaro é o segundo, com 32% dos votos, ante 31% no levantamento anterior. Ciro Gomes (PDT) manteve 8% das intenções.

Na sequência, vêm João Doria (PSDB) com 3%, André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB), com 1%. Felipe d’Avila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil), Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael não pontuaram. Brancos e nulos são 7% e não souberam responder 3%.

Nas avaliações de segundo turno, Lula permanece à frente de Bolsonaro, com 54% dos votos a 35% do atual presidente. “Mas se mantém a tendência de estreitamento da diferença, que passou de 25 pontos em janeiro para 19 pontos agora”, pontua a pesquisa.

A avaliação do governo oscilou positivamente, dentro da margem de erro. Os que avaliam o governo como “ótimo e bom” foram de 31% para 32%, enquanto a avaliação negativa “ruim e péssimo” foi de 52% para 51%. A rejeição a Bolsonaro foi de 60% para 59%.

Segundo o levantamento, a temática econômica continua como tema mais importante para o eleitor. A inflação é hoje o problema mais relevante para 26% da população, seguido da educação, relevante para 24%. Somados, os temas econômicos representam a principal preocupação de 49% da população.

Foram realizadas 1.000 entrevistas, nos dias 9, 10 e 11 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02603/2022.

Fonte: Estadão Conteúdo 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais