19 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

IR 2022: 2º lote será pago nesta quinta-feira pela Receita; saiba quem recebe

Imposto de Renda / Foto Ilustrativa - Reprodução

A Receita Federal deposita, nesta quinta-feira (30), R$ 6,3 bilhões para 4,3 milhões de contribuintes que entraram no segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Esse lote será pago com correção de 1% com base na Selic (taxa básica de juros).

O dinheiro cai na conta informada pelo contribuinte na hora de declarar o IR. Também é possível receber por Pix, caso tenha feito essa opção. Se, por algum motivo, o crédito não for feito, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil, mas é preciso solicitá-los.

O cidadão precisará fazer o reagendamento do crédito no site https://www.bb.com.br/irpf ou por telefone, ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Recebe neste lote o contribuinte que entregou a declaração até o dia 18 de março. O pagamento também será feito aos cidadãos que têm prioridade no recebimento. Do total, R$ 2,7 bilhões são para contribuintes com prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

VEJA COMO FAZER A CONSULTA:

Para saber se vai receber, é preciso fazer a consulta no site da Receita, em Meu Imposto de Renda. É preciso informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Por essa consulta mais simples, o sistema não informa o valor da restituição.

É possível consultar a situação de sua declaração pelo e-CAC, que é Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. A consulta traz informações sobre o valor total a ser pago, o banco do crédito e a correção, entre outras.

O QUE É POSSÍVEL VER NO E-CAC:

No extrato, o contribuinte também pode consultar:

A situação da declaração, inclusive se existem pendências de processamento, o que indica malha fina Se a restituição já tiver sido encaminhada para pagamento, ou seja, quando entrar em um lote de restituição, será possível ver o valor atualizado, a data do crédito e a instituição onde o valor será depositado Se o contribuinte tiver débitos, é possível consultá-los e autorizar a compensação de ofício utilizando o saldo da restituição Se o imposto a restituir tiver sido utilizado para compensação de ofício, é possível consultar o extrato da compensação executada A Receita informa que disponibiliza, ainda, o aplicativo para tablet e celular no qual é possível consultar diretamente a liberação da restituição, além de situação cadastral de uma inscrição no CPF, por exemplo.

Fonte: Folhapress (Cristiane Gercina)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais