28 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Jacobina do Piauí participa de mutirão e 20 pessoas são contempladas com cirurgia de catarata

Durante este sábado (29), 20 pacientes do município de Jacobina do Piauí foram acompanhados pela Secretaria de Saúde até a cidade de Picos para participarem do mutirão de cirurgias de catarata.

Vários jacobinenses participaram da seleção, mas por ter um número limitado de vagas, apenas 22 passaram na triagem, segundo informou o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho.

“Hoje estamos aqui com nossa equipe de Jacobina para o mutirão, e esta é a segunda vez que estamos aqui. Na primeira, que foi no dia 09 de janeiro, trouxemos 30 pacientes para passaram pela triagem. Destes, 22 foram aprovados. Hoje estamos aqui com 20 para fazer a cirurgia. Dois pacientes não puderam participar por questões superiores”, informou.

Gilmar Carvalho, secretário de Saúde de Jacobina do Piauí- Foto: Jaqueline Figueredo

Gilmar Carvalho ressaltou a importância do mutirão que proporciona um número grande de vagas – mesmo que às vezes seja insuficiente para a demanda –, visando o acesso à cirurgia que, muitas vezes, demora anos para acontecer e piora a qualidade da visão dos pacientes.

“Essa é uma ação muito importante para o município que traz essas pessoas para cirurgia da catarata. Se fossem realizados outros mutirões seria melhor, porque a demanda é grande. Infelizmente, a gente não consegue atender a todo mundo diante da triagem, da forma que foi feita a seleção para chegar até aqui. Mas é muito importante porque sabemos que atenderão muitos pacientes e que isso os ajudará. Com fé em Deus vai dar tudo certo e eles voltarão a seu convívio normal, à luta do dia a dia. Então o município ganha, a população também, e a nossa gestão está aqui para colaborar ao máximo para o que for melhor para nosso município no quesito saúde”, declarou.

O secretário de Saúde informou que ainda há pacientes que aguardam uma nova oportunidade para realização da cirurgia. Destacou ainda o trabalho exercido pelos agentes comunitários na busca ativa pelos pacientes com catarata.

“Como a gente tinha uma demanda grande e apenas um número limitado de vagas, fizemos uma busca através de nossos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s, e seguimos um protocolo recomendado para a seleção que era já ter solicitado encaminhamento para as consultas oftalmológicas e depois partimos para a idade decrescente, até atender a demanda. Ainda temos algumas pessoas aguardando, e vamos esperar uma próxima oportunidade ou aguardar o município se planejar para ver como ficarão essas pessoas que não puderam ter atendimento”, disse.

A agricultora Francisca Paulina da Costa Santos, 60 anos, é uma das 20 pessoas de Jacobina que se deslocaram a Picos para participar do mutirão de catarata. Ela agradeceu à gestão municipal pelo empenho e disse que aguarda voltar a enxergar.

Dona Francisca Paulina, agricultora e dona de casa – Foto: Jaqueline Figueredo

“Espero por esse momento há 5 anos. O sentimento é de gratidão pelo desempenho do prefeito, pois ele sempre se esforçou para nos proporcionar esse cuidado com a saúde e agora nos trouxe até aqui. O sonho é sair daqui e, com a recuperação, voltar a enxergar, pois do meu olho direito já não enxergo mais nada”, falou ela.

Dona Paulina disse que seu maior medo era perder a visão, pois, além de agricultora, é dona de casa e necessita da visão para suas atividades laborais e domésticas.

“O médico disse que já tem catarata no olho esquerdo, mas o direito é pior, e isso dá medo, pois, para mim, que sou mãe de seis filhos, tenho esposo, sou dona de casa, como ficarei se perder totalmente a visão? Se eu não enxergar, como cuidarei da casa? Por isso que meu sentimento hoje é de gratidão”, destacou.

Neste domingo (30) os participantes retornam a Picos para revisão médica.

Confira alguns cliques!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais