27.8 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Jacobina do Piauí realiza capacitação com gestores em prol de um novo Selo Ambiental

Em busca de um novo selo ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nesta sexta-feira, 23 de abril, no auditório da Prefeitura Municipal, um curso para os gestores das secretarias municipais da cidade de Jacobina do Piauí para a elaboração do ICMS Ecológico do município.

O curso de capacitação com carga horária de 8 horas, foi para os técnicos e gestores da cidade, onde foi administrado pelo engenheiro ambiental Gedeone Lopes Brito, que relatou a importância da gestão pública na questão da temática ambiental e conservação do meio ambiente.

Na ocasião estiveram presente secretários de diversas pastas do município, incluindo educação, meio ambiente e agricultura, onde o engenheiro instruiu que a educação ambiental deve ser tratada não de forma transversal, mas sim, com ações coordenadas e interligadas entre todas as secretarias do município.

“O trabalho de Jacobina iniciou desde 2017, onde nós fomos um dos primeiros municípios na região a conseguir a habilitação pela própria SEMAD e executar o licenciamento ambiental de âmbito municipal e em relação ao ICMS ecológico o município conseguiu ano passado o selo B com 4 critérios e esse ano já está praticamente com o selo B com 5 critérios e está nos tramites finais para tentar um selo A, onde demonstra que o município a cada ano vem alavancando as suas ações de educação ambiental”, falou Gedeone Lopes Brito.

Presente no encontro, o prefeito Gederlandio Rodrigues Oliveira, o GD, falou que a educação ambiental é mais uma questão de massa, onde todos devem trabalhar juntos, pois desde 2017 a administração assumiu esse compromisso, quando o recurso era desconhecido por quase todo o estado do Piauí.

“O recurso não é para secretaria do meio ambiente, ele vem para o município, porém quando ele vem proporciona que a gente faça as ações voltadas para todas as áreas como educação, meio ambiente, juventude, na agricultura, por que esse recurso vem para ser aplicado no município, ficando aberto para que possamos fazer qualquer ação que seja necessária,. Então é um recurso muito importante”, falou o prefeito GD.

Atualmente tem 70 municípios recebendo, porém quando o município de Jacobina iniciou o projeto eram apenas cinco que conheciam o recurso. “Com isso a prefeitura juntamente com as suas secretarias tem que reforçar o trabalho para que recebam o Selo A, que é a categoria mais alta”, afirmou o prefeito.

A Técnica em Meio Ambiente Roberta Kelly descreve que o selo ambiental é uma ação da SEMAD, onde eles lançam um edital anualmente e nesse edital cobra as ações dos municípios para poderem se habilitar e concorrer, na qual essas ações são feitas continuas durante o ano todo.

“No ano passado por conta da pandemia muitas ações deixaram de ser feitas presencialmente e foram feitas de forma remota, via folders, redes sociais e estamos fazendo hoje essa reunião com os gestores para estarem espalhando as demandas para não perder o prazo da realização desse relatório” disse Roberta Kelly.

O município está em busca do Selo A para que receba o recurso para investir em diversas áreas da cidade de Jacobina do Piauí.

Por Paloma Sene / Estagiária do portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais