21.7 C
Piauí
5 de junho de 2020
Cidades em Foco
Geral Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí realiza capacitação sobre Plano Municipal de Saneamento Básico

Na manhã desta segunda-feira, 17, foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí uma capacitação sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico com foco no abastecimento de água/ esgotamento sanitário/ drenagem de águas pluviais/ limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O evento reuniu populares, vereadores e contou com a participação de técnico da Funasa para trabalhar o tema com os munícipes na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jacobina do Piauí. A capacitação encerra nesta terça-feira, 18.

José Luís é o técnico de saneamento da Funasa responsável por conduzir os trabalhos de elaboração do plano em Jacobina do Piauí. Ele afirmou que o projeto é um marco histórico para o município e destacou que o plano é uma ferramenta que vai possibilitar o município de captar os devidos recursos para a melhoria do saneamento básico.

O técnico explicou que durante os dois dias de capacitação serão trabalhadas questões importantes como abastecimento eficaz e água de qualidade, manejo de resíduo sólidos, melhorias na coleta da limpeza urbana, drenagem urbana e esgotamento sanitário.

“Estamos iniciando o plano municipal de saneamento básico na qual o governo federal disponibilizou um recurso para o Estado do Piauí selecionar 100 planos municipal e Jacobina foi um dos planos selecionado, e os municípios tem que ter esse plano municipal, pois senão tiver não recebe mais nenhum tipo de verba para melhorar o saneamento do município”, relatou José Luís.

O secretário municipal de Meio Ambiente Gerson Miranda, o Nen, como é conhecido, marcou presença no evento e destacou o sentimento de felicidade por ver as coisas acontecendo no município de Jacobina do Piauí. Ele ressaltou ainda que o saneamento básico é uma das obras mais importante do Brasil, principalmente, para a saúde ambiental.

“A gente tem um gestor que busca investimentos e melhorias para o nosso povo. A gente fica gratificado porque os membros participaram 100%. Então a gente ver que não só o poder público está indo atrás, mas também o povo tem interesse, onde todo mundo está comprometido em fazer essa capacitação”, comentou o secretário.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais