27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Jacobina do Piauí realiza Conferência e discute melhorias para Assistência Social

“Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Esse foi o tema da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Jacobina do Piauí, que foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, por meio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.

A Conferência ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve como objetivo, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Vanderlei Carvalho, da secretária de assistência social Rejane Sousa, dos secretários Chico Abreu (Juventude), Edcácio Rodrigues (Agricultura), Edilene Paula (Educação), e Gilmar Carvalho (Saúde), do vereador Elis Campos, além da população em geral.

O prefeito GD não participou da conferência, pois estava cumprindo agenda na capital em busca de recursos para Jacobina. Mas o vice-prefeito marcou presença no evento e destacou a necessidade de lutar por uma assistência cada vez melhor. “Uma das políticas mais importante que se trabalha no município, que precisa da continuidade e precisa da participação de cada um de nós, para que possa chegar a quem mais precisa”, disse o vice-prefeito.

Secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, afirmou que a parte mais importante em conferências municipais é a democracia. “Oportunizar debates, colaborar com a construção de um plano municipal, essas são as chaves para a relevância de conferências.  E Garantir que essa participação social seja efetivada”, pontua Rejane Sousa.

A Conferência contou com uma palestra apresentada pelo conferencista Roberto Oliveira, que é gerente do CadÚnico, Bolsa Família, BPC, Passe Livre do Idoso da Secretaria Estadual de Assistência Social. Na sua fala, ele relatou sobre o tema central e explanou sobre os cinco eixos norteadores da IX Conferência de Assistência Social de Jacobina.

Roberto Oliveira parabenizou o município pela organização, pela presença maciça de toda administração municipal e do vice prefeito durante todo o evento. “O município tem mostrado uma excelência no trabalho dentro da assistência social e todos estão de parabéns pela conferência e pela forma que estar conduzindo as políticas públicas”, frisa o conferencista.

Durante o evento, foram formados 5 grupos que elaboraram propostas de melhoria para quem necessita da assistência social, sendo que as propostas foram feitas a nível de município, estado e união. Após discutirem sobre as propostas, foram votadas pelos presentes no recinto. Foram eleitos Delegados que irão participar da Conferência Estadual, a Conferência Municipal foi realizada a entrega de certificados aos participantes.

Por Gilvani Carvalho / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais