25.2 C
Piauí
4 de outubro de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Jacobinenses participam de Mutirão da Catarata em Picos; equipe da SMS dá suporte integral aos pacientes

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhou, nesta quinta-feira (22), 15 pacientes que participaram do Mutirão da Catarata em Picos, realizado na Policlínica.

Este é o segundo Mutirão da Catarata, realizado pela Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi, que o município participa.

O prefeito de Jacobina, Gederlânio Oliveira, o GD, destacou a importância do mutirão para os municípios.

“Este é um tipo de ação que nós não temos como proporcionar com recursos próprios, mas que é de extrema necessidade, visto o grande número de pessoas que a catarata atinge. Aqui em nosso município temos aderido a esses projetos que beneficiem a comunidade local, pois é no bem do nosso povo que pensamos em primeiro lugar, e quando se trata de saúde, essa importância que damos aumenta. Por isso não temos medido esforços”, disse.

Toda a logística, desde transporte à alimentação e equipe de acompanhamento foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde, segundo informou o secretário Gilmar Carvalho.

“Nós temos tido essa preocupação em acompanhar e dar todo o suporte necessário a esses pacientes que necessitam dessa cirurgia. Aqueles que necessitam de uma atenção especial, ainda levamos acompanhante. Mas os que são mais independentes, deixamos aos cuidados de nossa equipe que é previamente preparada para atender essa necessidade de nossos jacobinenses que, na maioria dos casos, são idosos”, explicou.

Edita Marcelina de Oliveira, 71 anos, parabenizou o atendimento das equipes de saúde de Jacobina e de Picos que deram todo suporte. Ela necessitava da cirurgia a cerca de 10 anos.

“Estou com esse problema há muitos anos. Já está com cerca de oito anos que operei meu olho direito e o médico já disse que precisava operar o esquerdo e, graças a Deus, agora pude operar. Além dessa conquista, ainda teve o atendimento da equipe de saúde lá de Jacobina e das enfermeiras aqui de Picos que foi uma maravilha, sempre atenciosos com a gente. Foi bom demais esse cuidado”, declarou.

A dona de casa Maria da Costa, 74 anos, também foi uma das jacobinenses contempladas com o mutirão. Segundo ela, se não fosse esse programa, ela não teria condições de realizar a cirurgia.

“Estou com esse problema há cinco anos e não tinha como pagar essa cirurgia. Esse mutirão ajudou demais, foi uma bênção. Eu não teria condição de fazer particular. Além disso, a forma como fomos cuidados pelas meninas da Saúde de Jacobina também foi maravilhosa. Então só tenho a agradecer a Deus e à prefeitura”, falou.

Além destes, outros 19 pacientes serão enviados a Picos para serem cirurgiados nesta sexta-feira (23), os que passaram pela policlínica hoje, retornam para revisão.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais