35.4 C
Piauí
3 de dezembro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Jaicós, no Piauí, está em primeiro no ‘ranking’ de vacinação de adolescentes

Vacinação de adolescentes iniciou ainda no começo do mês de setembro — Foto: Secretaria de Saúde de Jaicós

Enquanto Teresina só iniciou nesta quarta-feira (22) a vacinação de adolescentes, de grupos prioritários, o município de Jaicós, no Sul do Piauí, já imunizou mais de mil jovens e segue aplicando doses na faixa etária de 12 anos, da população em geral.

Dados do vacinômetro, do governo do estado, contabilizou nesta manhã, 1036 imunizações entre 12 e 17 anos e está em primeiro no ‘ranking’ de vacinação nesta faixa etária. O município tem uma população estimada em 19.233 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a secretária da saúde de Jaicós, Audeli Coutinho, o município se organiza semanalmente para vacinar seus públicos e esse critério ajudou a agilizar as aplicações na cidade. Até o último sábado (18), a cidade já havia aplicado 18.608 doses de vacinas contra Covid-19, entre primeiras, segundas e doses únicas.

A cada semana quando a gente recebe as doses da regional de saúde de Picos, realizamos o cronograma semanal, para não haver um fluxo grande de pessoal e aglomeração. Geralmente a gente recebe nas sextas e nos sábados, que é quando fazemos o cronograma”, explica a secretária.

Ela disse que esta semana estão aplicando segundas doses da Pfizer de 38 a 40 anos.

Audeli Coutinho ainda que algumas pessoas que antes não acreditavam na eficácia das vacinas, passaram a procurar para se vacinarem. “Era um público que considerávamos faltosos e que agora resolveram aparecer. Mas. Não são muitos”, destacou.

Para a secretária, a organização e a rigidez em seguir o plano nacional de imunização foram determinantes para conseguir essa rapidez.

“Fomos bastante rígidos em priorizar os munícipes e criteriosos com os grupos essa organização nos ajudou muito”, revelou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais