23.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

‘Jejum é uma luta da pessoa humana contra ela mesma’, diz padre de Teresina sobre tradição na Quaresma

Padre teresinense fala sobre o verdadeiro sentido do jejum na Quaresma. — Foto: Reprodução/TV Clube

A Quarta-feira de Cinzas representa o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Como tradição da Igreja Católica, fiéis costumam fazer jejum de carne vermelha como gesto de sacrifício e conversão em preparação ao nascimento de Cristo.

O padre Adão Cruz, da Paróquia Santa Teresinha, contou, porém, que a abstinência necessária para esse período é de excessos e vícios.

“O jejum é uma luta da pessoa humana contra ela mesma. Vencendo os ímpetos, nós temos condições favoráveis para nos tornar pessoas equilibradas. O que são vícios e excessos? São aquilo que não te deixam se tornar uma pessoa melhor, aquilo que você pode cortar. É um trabalho que exige força, equilíbrio e disciplina”, disse o pároco.

Antônio José Cardoso, que segue as tradições católicas desde a adolescência, afirmou que jejum e penitência devem ser praticados durante todo o ano e não somente na Quaresma.

“Não tem peso nenhum na Quaresma fazer esses exercícios, porque a Igreja, como mãe, vai nos educando a colocar essas práticas espirituais cada dia. E assim vamos testemunhando como luz no mundo aquilo que aprendemos na igreja”, comenta.

A Quaresma se inicia nesta quarta-feira (2) e segue até o dia 10 de abril, no Domingo de Ramos. É um período mais intenso de oração no qual católicos esperam a celebração do nascimento de Jesus Cristo, momento mais importante do Cristianismo.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais