31.4 C
Piauí
5 de abril de 2020
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Jornada Pedagógica 2020.1 abre ano letivo da rede municipal em Patos do Piauí. Veja fotos!

“BNCC do Currículo à sala de aula” foi com esse tema que a Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no período de, 13 a 14 de fevereiro, a Jornada Pedagógica, que abre o ano letivo no município. As atividades foram realizadas na Escola Comunitária vereador Pedro Crisanto e contou com a participação dos professores da rede municipal de ensino.

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertam o interesse, a participação e aprendizagem dos alunos, e foi com esse objetivo que a Secretaria de Educação promoveu mais uma edição da Jornada em Patos do Piauí.

Durante o evento, a secretária de educação, Penha Veloso, fez o uso da palavra e repassou informações de interesse da classe referente ao ano de 2020 e pediu o apoio dos profissionais na busca de alunos, pois o município sofre com a queda constantes no número de matriculas. “Patos é um município difícil, pois existe um grande número de professores e a cada ano diminui a quantidade de aluno, ou seja, sai mais aluno para o ensino médio do que entra para o fundamental”, comentou.

Penha destacou a importância da Jornada Pedagógica como um momento de interação entre os professores, onde discutem as didáticas para os alunos, para que venham a ter um ano de aprendizagem e de êxito. “Que possamos almejar dias melhores dentro da educação e estamos abertos ao diálogo para resolvermos quaisquer dificuldades que possa surgir”, disse.

O professor Evaldo Pascoal afirmou que a Jornada Pedagógica apresentou esclarecimento sobre o BNCC em relação ao ano letivo que terão neste ano de 2020. “Foi um evento ótimo com palestras e oficinas”, disse Evaldo Pascoal, acrescentando a presença dos professores no evento.

O evento foi conduzido pelo professor Valmir Gabriel de Aguiar, que inicialmente tratou sobre metodologias ativas e realizou diversas dinâmicas com os professores. Ele afirmou que os alunos de hoje são movidos a tecnologia. “Então estamos querendo associar a tecnologia com a nossa pratica pedagógica que é constante no dia a dia das nossas salas de aula e na vida de nossos alunos. A gente precisa fazer com que a tecnologia traga para o nosso fazer pedagógico argumentos que faça com que o nosso aluno seja um aluno autônomo”, comentou.

O professor destacou que é preciso trabalhar o tema com muito cuidado para fazer com que o professor saia de fato motivado a trabalhar as metodologias ativas como uma ferramenta motivadora. “Tanto para o professor como para o aluno. Trabalhamos alguns aplicativos gratuitos que estão a disposição dos professores para que eles possam fazer uso em sala de aula pra facilitar a vida do aluno e do professor”, finalizou.

VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais