24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Jornalista Maria Santana confirma pré-candidatura a prefeita de Picos

Há muito tempo o nome da diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM), jornalista Maria Santana, vem sendo ventilado nos meios políticos como pré-candidata a prefeita de Picos nas eleições municipais de 2020. Contudo, em entrevista ao Folha Atual, na manhã desta quarta-feira, 23, ela declarou sobre a sua intenção de disputar o Palácio Coelho Rodrigues, sede do Poder Executivo Municipal.

Maria Santana sempre teve no prefeito Pe. Walmir Lima (PT) um grande defensor, mas ela procurava manter a cautela quanto a sua pré-candidatura.  “Eu achava que estava muito cedo para começar esse processo, mas quando vi que o quadro estava se desenhando aqui no município, e diante das conversas com o prefeito e aliados, decidi anunciar o  meu nome, na última reunião que eu tive com os aliados da base. Confirmei que sou pré-candidata”, relatou.

Indagada sobre as suas andanças pelo município, Maria Santana afirmou que sempre esteve integrada junto a população, mas o seu trabalho era o de bastidores. “Desde que eu passei a assessorar o prefeito Pe. Walmir Lima em 2013, que na época era secretário de Educação, já tenho esse trabalho intenso de visitações; naquela época nos limitávamos às escolas, mas desde que ele assumiu o município, em 2015, que ampliamos para todos os âmbitos administrativos”, comentou.

Hoje, muitos vereadores da base aliada do prefeito já andam lado a lado com Maria Santana, em eventos e visitações a localidades. Rinaldinho (Progressistas), Renato (PR), Zé Luís (PTB), Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), são alguns desses nomes.

Ela disse agradecer a participação dos vereadores, pois tem uma boa relação com todos os parlamentares. A jornalista frisou que os vereadores sempre estiveram em contato com ela desde que o prefeito Pe. Walmir assumiu a prefeitura. “Eles (os vereadores) me convidam e nós visitamos as pessoas a quem eles tem mais acesso, e as pessoas ficam me conhecendo mesmo”, relatou.

Sobre a relação com os parlamentares que mantém o apoio ao empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, Maria Santana afirmou que o momento atual é de construção de uma candidatura, não de campanha. Ela garante que encara esse fato com naturalidade e se coloca a disposição dos parlamentares.

Maria Santana ressaltou ainda que aceitou o desafio de pleitear a candidatura a prefeita de Picos após um período de análise. Quando o seu nome foi posto pelo Pe. Walmir Lima, ela afirmou que refletiu sobre a possibilidade e destacou conhecer a cidade de Picos e as demandas da população.

Ante esse período em que outros nomes também estão postos como pré-candidatos, Maria Santana frisou o diálogo como a solução para um entendimento futuro. “Estamos abertos para ouvir, conversar e aceitar críticas. O diálogo torna possível construir tudo e é isso que estamos buscando”, comentou.

Biografia

Maria Santana tem 33 anos e reside em Picos desde os 16, cidade onde nasceu. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Professor Antônio de Barros Araújo. Trabalhou em vários meios de comunicação picoenses e em 2013 foi convidada para assessorar o Pe. Walmir Lima, na época vice-prefeito e secretário de Educação. Quando este assumiu a prefeitura em 2015, a jornalista foi nomeada coordenadora de Comunicação.

Além da Coordenadoria de Comunicação, Maria Santana já assumiu as secretarias de Governo, Finanças, Meio Ambiente e Cultura. Nesse ano ela foi nomeada diretora do CIEM, cargo que exerce na atualidade. A jornalista é filiada ao Partido dos Trabalhadores.

POR: Jailson Dias / Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais