24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíDestaqueGeral

Jovem de Betânia participa de Cúpula Internacional de Empreendedores na África

No último final de semana, aconteceu a Cúpula Internacional de Jovens Empreendedores Rurais em Camarões, país situado na região Central da África.

O evento contou com a participação de dois piauienses, presentes juntamente com a comitiva brasileira, a presidente da Ascobetânia (Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Piauí), Francisca Neri Bida; e o técnico do PVSA (Projeto Viva o Semiárido), Luiz Nogueira.
O vice-presidente do departamento de estratégias e conhecimentos do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), Paul Winters, também esteve presente.

Durante sua apresentação, no estande do Projeto Viva o Semiárido, a agricultora beneficiária do projeto e presidente da Ascobetânia, Francisca Neri, falou sobre sua experiência exitosa na cadeia produtiva da ovinocultura e sobre a organização e ampliação da associação e o crescimento da economia do município e região com o apoio do Projeto.

“Este resultado é a realização de um sonho, pois através do Projeto minha vida se transformou, bem como beneficiou 133 famílias, proporcionando um maior potencial de vendas, melhoria no transporte com a aquisição de um caminhão, distribuição de 160 animais em boutiques e supermercados da capital, 95 centros de manejo, um cilo e o reflorestamento, muito importantes para a preservação da natureza”, disse Francisca Neri.

A jovem presidente da Ascobetânia ressaltou que em 4 anos, foram investidos R$ 8 milhões, diretamente para as famílias e destacou que tem orgulho de poder repassar as ações e experiências, que merecem ser contadas para o mundo como exemplo de sucesso, resultado de um trabalho que inclui boas parcerias.

Francisco das Chagas Ribeiro, diretor da DIP ( diretoria de Inclusão Produtiva) destaca que a participação dos dois jovens piauienses na Cúpula Internacional da Juventude, em Camarões, na África, tem muita importância para os trabalhos que eles desenvolvem no Piauí relacionados com o PVSA. “Certamente esta experiência vai contribuir para o trabalho de coordenação que o jovem Luiz Nogueira desenvolve na URGP (Unidade regional do PVSA) do Vale do Sâmbito e incentivar os jovens que a liderança feminina, Francisca Neri desenvolve na Ascobetânia.

“Ela teve a oportunidade de falar sobre a ovinocultura, detalhes da organização do trabalho, de como conservar as pastagens, como guardá-las do período que chove para o período seco, enumerou o que foi feito na área da Coovita ( Cooperativa do Vale do Itaim) onde também faz parte, que garantiu ter animais com mesmo padrão, com mesmo o peso e teor de gordura nos dois períodos tanto no período que chove quanto no seco mantendo assim a qualidade”. O diretor avalia que esta participação Internacional vai fortalecer ainda mais o trabalho que Francisca desenvolve como presidente da Associação.

O evento é uma realização do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MINADER) e Ministério da Pecuária Pescas e Industrias Animais  (MINEPIA) de Camarões, FIDA, Sistemas de Nações Unidas, e Corporação Procasur.

Fonte: Viagora

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais