31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Juiz desconhece facções no Piauí e afirma que problema é a superlotação

O juiz José Vidal, titular da Vara das Execuções Penais da Comarca de Teresina, afirmou nesta quinta-feira (12) desconhecer a existência de facções criminosas nos presídios do Piauí. O magistrado participou da terceira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que aconteceu no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol) na tarde de hoje. Para ele, o grande problema é a superlotação das cadeias que favorece a rivalidade de grupos dentro desses espaços.

“Quem investiga esses setores é a Sejus e a Secretaria de Segurança. Não fazemos este tipo de levantamento. A informação que temos é que existem grupos, mas que nós não temos esse problema tão grave que ocorrem em outros estados, como o domínio de facções nos presídios”, afirmou ao Cidadeverde.com

Vidal ressaltou que a Justiça busca agilizar o julgamento dos presos provisórios, pois este, segundo ele, é o segundo maior problema do Estado. Só com estes julgamentos, o magistrado acredita que poderá ser reduzido a quantidade de detentos nas penitenciárias.

“Acontece que o Estado às vezes perde o controle em algumas penitenciarias devido a superlotação e é isso é que precisa ser combatido, já que temos déficit de vagas. Essa superlotação é que faz com que celulares e drogas estejam dentro das penitenciarias e que, pessoas lá de dentro, comandem crimes aqui fora”, concluiu.

O GGI discute na tarde desta quinta-feira, o Plano de Segurança Pública do Piauí que será elaborado a partir das especificidades de cada território do Estado. Para isso, uma equipe irá percorrer pelos próximos meses todos as regiões do Piauí para identificar as demandas de cada área. O prazo final para a elaboração do plano é novembro.

 

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais