26.6 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Juiz eleitoral pede bom senso dos candidatos para evitar propaganda irregular

O juiz da 63ª Zona Eleitoral, Carlos Nogueira, disse em entrevista ao Cidadeverde.com, que para evitar as propagandas irregulares é preciso que todos os candidatos tenham bom senso durante o período de campanha eleitoral. Por conta da irregularidade, a empresa responsável, as coligações, os partidos e os candidatos estão sujeitos à imediata retirada da propaganda, pagamento de multa e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário.

Neste ano, a campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias e, o programa eleitoral gratuito na TV e no Rádio, será de 25 dias. A campanha nas ruas iniciou-se no dia 16 de agosto e, na TV e Rádio, ontem (26).

“Antes de mais nada, é preciso ter bom senso. Que (os candidatos) orientem as pessoas que estão vinculando as suas propagandas para evitar abuso e que procure conhecer a legislação, pois houve alteração. Qualquer pessoa que tenha certo esclarecimento tem condições de absorver o conteúdo”, comentou o juiz.

Carlos Nogueira também ressaltou que a fiscalização não é realizada somente pelos juízes eleitorais. Ele comentou que as denúncias sobre as possíveis irregularidades devem ser realizadas ao Ministério Público.

“Isso não fica a cargo somente do juiz eleitoral. Nós temos o fiscal da lei que é o representante do Ministério Público. Temos outros meios de fiscalizar as propagandas e de receber denuncias nesse sentido. Não tem como a gente ficar direto nas ruas, é por isso que temos telefones, por exemplo, para que qualquer candidato ou cidadão possa nos comunicar. A premissa é que as denuncias sejam levadas inicialmente ao Ministério Público. Se realmente for constada a irregularidade, ela será formalizada”, disse.
Carlienne Carpaso / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais