25.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Juiz manda prefeito do Piauí exonerar todos os parentes nomeados em sua gestão

O juiz Rafael Mendes Palludo, da comarca de Cristino Castro, deferiu liminar a favor do Ministério Público Estadual (MPE) determinando a exoneração de parentes do prefeito de Palmeira do Piauí, João Martins da Luz. Na ação, o MPE acusa o gestor de nomear seus filhos e parentes próximos para a composição de secretarias e outros cargos na administração municipal. Veja a decisão

Segundo o MPE, dois filhos do prefeito, Sebastião Pinheiro da Luz e Cipriano Antonio Luz Neto foram nomeados para as secretarias de Fazenda e Meio Ambiente, respectivamente. Cipriano, posteriormente, passou a ocupar a pasta da Saúde. O irmão do prefeito, José Martins da Luz, teria sido nomeado para o cargo de subprefeito do povoado de São Francisco, bem como o sobrinho Juci da Rocha Martins para exercer a função de chefe de arquivo.

Ainda de acordo com a denúncia, o gestor nomeou também o sobrinho João Martins da Rocha para o cargo de coordenador do Programa Saúde da Família. O esposo de uma sobrinha do prefeito, Nei Almeida Luz, foi nomeado para a secretaria de agricultura e uma nora sua, Eliúde Benvindo Cavalcente, nomeada para a coordenadoria de pedagogia municipal.

Em suas defesas, conforme consta na decisão do juiz, todos os envolvidos disseram não ser ato ilícito as nomeações e que o gestor não agiu de forma intencional, já que todos, segundo a defesa, possuem habilitação para os cargos.

O juiz não acatou as justificativas e mandou o prefeito exonerar todos os parentes no prazo máximo de 3 dias, a contar da notificação. A decisão é do dia 20 de julho. Caso a decisão seja descumprida, o gestor está sujeito a uma multa de R$ 10 mil por dia.

Secretário serão exonerados até o dia 5

Nesta terça-feira (26), o juiz deferiu pedido da prefeitura para esticar até o dia 5 de agosto, a exoneração dos filhos do prefeito das secretarias de Fazenda e Saúde.  O magistrado, pelas atribuições dos cargos, entendeu que o prazo poderia ser elastecido.

 

Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais