26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Juiz proíbe ex-prefeito de movimentar contas da cidade após cassação

O juiz da Vara Única da cidade de Manoel Emídio, Sandro Francisco Rodrigues, determinou o bloqueio do acesso do ex-prefeito do município, José Medeiros (PTB), às contas da cidade no Banco do Brasil. De acordo com denúncia registrada pelo atual prefeito Antônio Sobrinho (PP), mesmo depois de ter o mandato cassado, Medeiros teria conseguido acesso às contas e feito agendamentos de pagamentos com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A agência onde a movimentação teria ocorrido fica na cidade de Canto do Buriti, distante 119 km de Manoel Emídio. O atual gestor Antônio Sobrinho entrou com pedido de tutela de urgência para que o ex-prefeito não tenha mais acesso às contas. Em entrevista, Sobrinho afirma que teve uma reunião com a direção do banco.

“Não conseguimos entender porque o banco deu autorização já que ele não era mais prefeito. Mas na decisão do juiz fica claro o risco para a cidade. Não há motivos para que um ex-prefeito ainda tenha acesso às contas”, disse.

De acordo com a decisão do juiz, “Diante da situação urgente e do risco eminente às contas e verbas públicas, defiro o pleito liminar para determinar ao Banco do Brasil que bloqueie o acesso e senha do ex gestor, Sr. José Medeiros da Silva às contas bancárias municipais da cidade de Manoel Emídio-PI, bem como determinar que a parte ré promova a revalidação das chaves de acesso e senhas, das contas bancárias do município de Manoel Emídio-PI, ao atual Gestor, Sr. Antonio Sobrinho da Silva”, diz a decisão.

O juiz Sandro Rodrigues solicita que o Ministério Público apure as denúncias e possíveis saques feitos nas contas do município. “Vistas ao Ministério Público para que apure os fatos narrados, principalmente no que concerne a possíveis saques junto às contas bancárias municipais de Manoel Emídio pelo Sr. José Medeiros da Silva quando já havia perdido a condição de gestor do Município de Manoel Emídio-PI”, destacou.

O ex-prefeito José Medeiros foi cassado pela Câmara de Vereadores da cidade depois de denúncias de desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), além de irregularidades na locação de veículos e na conservação do patrimônio público. Com a cassação, o vice Antônio Sobrinho assumiu o comando da cidade. O Tribunal de Justiça manteve a cassação.

A reportagem do portal CidadeVerde entrou em contato com o ex-prefeito José Medeiros. Ele diz que as acusações são falsas. Segundo ele, as denúncias são fruto da disputa política na cidade.

“Isso não é verdade. Não movimentamos nada. Ele (Sobrinho) está no cargo de forma ilegal. A cassação foi feita pela Câmara de Vereadores. A mulher dele não poderia votar e votou. Esse cara é maluco”, disse Zé Medeiros ao afirmar que está recorrendo na Justiça para retornar ao cargo.

Foto: PortalMN

Fonte-Lídia Brito   / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais