24.9 C
Piauí
23 de setembro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Junho será um termômetro para governo do Piauí iniciar retomada gradual

Foto: Ascom

A previsão do governo do estado é que no final deste mês e início de junho haverá estabilidade nos casos de transmissão do novo coronavírus no Piauí. Diante dessa possibilidade, o governador Wellington Dias (PT) trabalha o mês de junho como termômetro para a retomada gradual das atividades econômicas no estado. O governo não detalha como será o plano, teme que a discussão pode levar a um relaxamento maior do isolamento social.

Nesta terça-feira (19), o governador em live com o economista Raul Veloso sinalizou para o debate e disse: “Estamos na penúltima semana desse período de forte crescimento dos casos e da transmissibilidade, com a expectativa de, no final de maio e começo de junho se ter uma estabilidade, então precisamos pensar em um plano de retomada da economia do estado, gerando emprego e renda”, disse.

Nesta quarta, o governador se reunirá com o COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) e a pauta é sobre o decreto de isolamento social que vence na quinta-feira (21). O governador quer uma posição do comitê para anunciar a prorrogação ou não da quarentena no estado.

Há fortes indícios de que o governo irá prorrogar o isolamento social no estado. Três fatores são levados em conta: o índice de isolamento está acima de 50%, a taxa de transmissão da doença continua alta e o estado ainda não tem leitos suficientes de UTIs. Há falta de respiradores e de profissionais de saúde.

O novo decreto do governo, que pode prorrogar o isolamento, há chances de autorizar abertura de novos estabelecimentos. O governador pediu que o COE avalie essa possibilidade e se há riscos. Wellington Dias pede também que se autorizar a reabertura gradual de determinados setores que o comitê especifique os critérios, horários e como irá funcionar para evitar novos contágios.

“Lockdown” parcial no final de semana

Com a prorrogação do isolamento, o estado avalia também a possibilidade de adotar “lockdown” parcial no final de semana. A experiência do último domingo, que funcionou apenas as farmácias, teve bons resultados, como avaliou o governo, com adesão dos piauienses e índice de isolamento chegando a 55%.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais