24.8 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosSem categoria

Em Picos, justiça condena coronel Edwaldo Viana a pagar multa por Ação Popular ilegítima

Foto reprodução.

A Juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Picos, Maria da Conceição Gonçalves Portela, condenou o tenente-coronel Edwaldo Viana a pagar multa de dez vezes o valor dos custos judiciais por Ação Popular considerada ilegítima. A decisão foi tornada pública na noite deste sábado (23), constando que a ação não cabia ao militar licenciado, mas sim a um dos órgãos de defesa ou fiscalização da sociedade como a Defensoria Pública ou o Ministério Público, conforme art. 5º da Lei nº 7.347/85.

A Ação Popular foi movida pelo tenente-coronel Edwaldo Viana pedindo que o Município de Picos fosse obrigado a doar cestas básicas para as famílias da rede municipal de Educação, cujas aulas foram suspensas pelo decreto n° 42/2020, até o final da pandemia do coronavírus. O pedido valia para todas as famílias independentemente de serem beneficiadas ou não por algum programa social de transferência de renda.

Na sua sentença a juíza argumenta que a Ação Popular pode ser utilizada como recurso de ato lesivo ao patrimônio público, a moralidade pública, ao meio ambiente ou ao patrimônio histórico e cultural. Assim, o pedido do coronel está à margem do cabimento de uma Ação Popular, conforme as hipóteses mencionadas anteriormente.

Em um trecho a magistrada argumenta: “Como visto, o cidadão, legitimado na ação popular, não tem legitimidade para propor ação civil pública, o que obsta a conversão da ação para a apropriada”.

Por fim, a juíza Conceição Portela extingue a proposição do coronel e o condena ao pagamento de multa no valor de dez vezes os custos gastos no processo. Estes ainda serão calculados. Edwaldo Viana pode recorrer da decisão.

Fonte: Boletim do Sertão

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais