22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Justiça decreta prisão preventiva de filho suspeito de matar mãe a pedradas no Piauí

Homem é preso suspeito de matar a mãe na Zona Sul de Teresina — Foto: Ravi Marques/TV Clube

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) converteu em prisão preventiva, na terça-feira (29), a prisão em flagrante de Willame José da Silva pelo homicídio qualificado de Maria das Graças Pereira da Silva, sua mãe, na noite de segunda (28). A vítima tinha 70 anos e morreu a pedradas dentro de casa, na Zona Sul de Teresina.

A decisão do juiz Markus Calado Schultz informou que a irmã do suspeito, Carmosina Maria, escutou a mãe gritar: “me dê a chave de casa Willame, eu quero sair, a casa é minha”.

Ainda de acordo com o relato, logo após os gritos, Carmosina ouviu barulho de pancadas, foi até o local e chegou a ver o irmão dar o último golpe na cabeça da mãe, que já estava no chão sem vida.

“A filha clamou por socorro aos vizinhos, que conseguiram cercar o autuado durante tentativa de fuga, na posse de pedras possivelmente empregadas como instrumento do crime”, descreveu o documento.

Carmosina informou que teme por sua vida e pediu medidas protetivas de urgência contra o irmão em seu favor. O pedido foi atendido pelo juiz.

Willame está proibido de se aproximar da irmã e dos familiares dela pelo limite mínimo de 300 metros, além de não poder ter contato com ela ou seus familiares por telefone/WhatsApp e não poder chegar perto da casa de Carmosina.

A Defensoria Pública solicitou a liberdade provisória do suspeito ou prisão domiciliar, caso a preventiva foi decretada. As solicitações foram negadas pelo magistrado.

O juiz argumentou, na decisão, que converteu a prisão em preventiva devido ao “justo receio de que, em liberdade, [o suspeito] possa causar risco à ordem pública”.

Em nota, a defensoria informou que visa resguardar a integridade física do custodiado e verificar se há possibilidade do cidadão responder o processo em liberdade.

“Os pedidos são submetidos ao Poder Judiciário, que decidirá sobre a manutenção da prisão, concessão de liberdade ou aplicação de medida diversa da prisão”, explica o comunicado.

O órgão afirmou que sua atuação visa garantir o acesso do custodiado, indiciado ou acusado, a defesa técnica, assegurada a todas as pessoas pela Constituição.

O crime

Willame foi preso em flagrante na noite de segunda-feira (28), no bairro Lourival Parente. Segundo a polícia, logo após o crime, o suspeito correu e tentou se esconder em um supermercado a cerca de um 1 km do local. Os vizinhos conseguiram detê-lo e o levaram de volta para casa.

Vídeos mostram o momento da prisão e o homem sendo agredido por moradores do bairro. Alguns vizinhos relataram terem sido feridos pelo rapaz antes da chegada da PM.

Os vizinhos relataram ainda que o suspeito já cumpriu pena por estupro contra uma enteada de 10 anos no sistema prisional do estado e que começou a apresentar problemas psicológicos depois de sair da prisão.

O local do crime foi periciado e o caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais