25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Justiça determina ilegalidade na greve da educação de Nova Santa Rita

Nova Santa Rita - Imagem: Reprodução

Por Iaquelly Sousa

A greve dos professores e servidores do município de Nova Santa Rita foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí, em decisão desta sexta-feira (18). De acordo com o TJPI, os funcionários devem voltar às atividades sob penalidade caso a ordem seja descumprida.

A greve foi iniciada na última quarta-feira (16). No mesmo dia, a Procuradoria Geral do Município entrou com uma ação na Justiça para que a greve fosse considerada ilegal. A Justiça aprovou a ilegalidade e, de acordo com a decisão, o Sindicato dos Funcionários de Educação Municipal de Nova Santa Rita não respeitou o prazo mínimo de 72 horas da comunicação da greve para o início.

Ainda segundo a decisão da Justiça, o sindicato não teria garantido 30% dos funcionários efetivos, o que deveria ter sido providenciado, se tratando de serviços essenciais, não demonstrando o percentual mínimo necessário de servidores que continuarão a exercer suas funções a fim de manter a continuidade do serviço público.

De acordo com o prefeito da cidade, Heli Marques de Carvalho, o município não tem como arcar com o plano de carreira pago aos servidores e o aumento do piso salarial determinado pelo Governo Federal de 33,4%

Prefeito Heli Marques / Foto: Cidades em Foco

.

“O Governo Federal deu os 33% e nós já temos o plano de carreira grande. Nosso plano é altíssimo, chegando a 61% de gratificação, e quando juntou o valor do Plano de Carreira com o valor do piso o município não suportou pagar. Ficaríamos com um déficit de mais ou menos R$ 1.500.000,00”, disse ele.

Ele complementou: “O município não aguenta pagar. Ou mexe no Plano ou não recebem o piso ajustado”, finalizou o prefeito.

Clique e confira a decisão judicial na íntegra

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais