24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Justiça Eleitoral do Piauí recebeu 323 denúncias; maioria são por propaganda irregular

O procurador regional eleitoral do Piauí, Israel Gonçalves, disse ao Diário do Povo ontem à tarde que já foram feitas 323 denúncias vindas de todo o estado por meio do aplicativo Pardal, ferramenta tecnológica lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para que o eleitor possa informar irregularidades na campanha, como compra de votos e propaganda ilegal. Israel não soube informar o quantitativo de denúncias contra candidatos a vereador e prefeito, mas apresentou o quantitativo por crimes cometidos.

De acordo com ele, entre as 323 denúncias, 166 correspondem a propaganda irregular, 21 casos são de compra de votos e outros 24 envolvem a administração pública, com suposto uso da máquina em favor de um ou mais candidatos. Ele também esclareceu que após o registro da denúncia, todas as notificações de irregularidade recebidas pelo Pardal são encaminhadas às zonas e promotorias eleitorais competentes, que fazem a apreciação.

Depois disso, “o promotor examina a viabilidade da denúncia, vendo aquelas que realmente são viáveis para apurar e chama os envolvidos”, disse. Por meio do Pardal, os piauienses podem denunciar à Justiça Eleitoral irregularidades com o envio de fotos, vídeos ou áudios. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. A instalação pode ser feita também diretamente do provedor, por meio do link pardal.tre-pi.jus.br/pardal, disponível na página do TRE-PI, na internet.

Diário do Povo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais