33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíDestaqueGeral

Coligação pede impugnação ao registro de candidatura e julgamento antecipado do candidato a prefeito Zé Idílio em Betânia do Piauí

Betânia do Piauí - Foto reprodução!

ATUALIZADO ÀS 19H37

A coligação “Mudança por um futuro melhor” (PT/PSD),  que tem como candidato a prefeito Edcarlos Rodrigues Coelho e candidato vice-prefeito Deuzivaldo Delmondes Rodrigues, entrou com uma ação de impugnação ao pedido de registro de candidatura com pedido de julgamento antecipado do mérito do candidato a prefeito de Betânia do Piauí, José Idílio Cavalcante, o Zé Idílio (MDB). O pedido foi enviado para o juiz titular Denis Deangelis Brito Varela, da 38ª Zona Eleitoral da cidade de Paulistana.

No documento, a coligação mostra que o candidato a prefeito José Idílio Cavalcante foi condenado nos autos do processo 000542-34.2007.4.01.4001, em primeiro grau pela prática de atos ímprobos, sendo declarada por seis anos.

Uma dos processos que o candidato está respondendo é sobre improbidade administrativa. “Ante o exposto, julgo procedente o pedido inicial e condeno o réu JOSÉ IDÍLIO CAVALCANTE, ex-prefeito do Município de Betânia do Piauí – PI (2001/2004), qualificado nos autos, como incurso na infração prevista no art. 10, VIII, da Lei de Improbidade Administrativa”, aparece no documento.

Confira o documento completo: AIRC – José Idílio – Betânia!

O candidato ainda foi comunicado que terá que ressarcir o fundo do FNDE no qual está sendo investigado. “Condeno o réu a ressarcir o FNDE dos valores gastos sem o correspondente procedimento licitatório, a saber: R$ 170.291,27 (cento e setenta mil, duzentos e noventa e um reais e vinte e sete centavos), em valores de janeiro de 2007, data do julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí”, consta na ação de impugnação.

A Justiça Eleitoral ainda decretou a suspensão dos direitos políticos do candidato José Idílio Cavalcante pelas inúmeras acusações enquanto estava na gestão do município. “Decreto a suspensão dos direitos políticos do réu por 6 (seis) anos, já que, pelo visto acima”.

Confira a carta de intimação completa: Intimação

Por fim, o candidato ainda foi intimado a suprir, em 72 horas as irregularidades citadas no documento. “INTIMAÇÃO de JOSE IDILIO CAVALCANTE para suprir, em 72 (setenta e duas) horas, as irregularidades abaixo indicadas relativas ao requerimento de registro de candidatura, sob pena de indeferimento do pedido”, trecho da carta de intimação.

O outro lado

O candidato José Idílio Cavalcante emitiu um comunicado oficial em nome do Partido Movimento Democrático Brasileiro do município de Betânia do Piauí, acerca dos pontos destacados acima.

CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA: COMUNICADO OFICIAL MDB BETÂNIA DO PIAUÍ

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais