29.9 C
Piauí
6 de fevereiro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralSertão do Inhamuns em Foco

Justiça Federal determina que o Piauí receba R$ 175 milhões de precatórios do Fundef

Sala de Aula - Foto: Governo do Piauí

O juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara da Justiça Federal, determinou que a União realize o pagamento ao Governo do Estado de aproximadamente R$175 milhões, referentes a parcela remanescente de precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Trata-se de mais recursos para serem investidos na educação pública piauiense e que é proveniente de uma ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE/PI), ainda em 2017, contra o Governo Federal, para o pagamento de recursos do referido Fundo, que não foram repassados de forma correta para os cofres públicos do Estado.

“Tivemos uma importante decisão da Justiça Federal do Piauí que garantiu o complemento do precatório do Fundef, que são valores antigos que não foram repassados pela União para o Piauí, ao longo de vários anos. E com essa nova decisão se garante mais verbas para serem aplicados na rede estadual de educação”, explicou Pierot Júnior, Procurador-Geral do Estado do Piauí.

No processo, o magistrado determina a operação bancária solicitando, ainda, que a Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), no Piauí; e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) sejam informados sobre o repasse dos valores ao Governo, para fins do exercício da atividade institucional de fiscalização e controle por aqueles órgãos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais