18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Justiça manda Facebook excluir 20 postagens contra prefeito no Piauí

O juiz de Valença, Juscelino Norberto, determinou que o Facebook retire 20 conteúdos publicados na internet, considerados “fake news” contra o prefeito de Lagoa do Sítio, Antonio Benedito de Moura (Antonio Ditoso).

A decisão é uma resposta à ação ingressada pelo prefeito, que alegou que os conteúdos são ofensivos e difamatórios. Eles foram postados a partir de setembro do ano passado, em uma página denominada “Chico Lagoa”, no Facebook, na qual não há identificação do administrador.

O juiz não determinou a retirada do perfil, apenas das 20 postagens de ataque ao gestor.

Segundo a defesa do gestor municipal, são postados na página ataques constantes contra ele, chamando-o de corrupto e afirmando que existem desvios de recursos. A defesa enfatiza ainda que as postagens são feitas sem comprovação e, portanto, fake news.

Foto: Divulgação

Na ação, os advogados Wallyson Soares e Francivando Rosa, informaram que a conta foi criada única e exclusivamente com o objetivo de difamar e caluniar o prefeito, já que todas as postagens são de ataque ao gestor, “promovendo um verdadeiro linchamento no rede social”, afirmam.

“São cerca de 20 postagens com fake news contra o prefeito, que não tem processos contra ele relacionados às ações citadas. Não é crime criticar a gestão, mas é crime criar fake news e inventar notícias falsas”, destaca Wallysson Soares.

O advogado lembra que a nova resolução eleitoral determina que fake news é crime, com pena de 1 a 3 anos de prisão.  Se o Facebook descumprir, a multa a ser aplicada é de R$ 500 por dia, limitada a R$ 20 mil.

Fonte: Yala Sena e Jordana Cury / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais