18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Justiça marca audiência de ex-vereador acusado de feminicídio no Piauí

Foto: arquivo pessoal/familiaRenata

Será realizada, na próxima segunda-feira (16), a audiência de instrução e julgamento do ex-vereador de Nazaré do Piauí e agricultor, Francisco das Chagas Ferreira. Ele está preso preventivamente acusado de feminicídio contra a trabalhadora rural Renata Pereira Costa, sua ex-companheira. O corpo dela foi encontrado no dia 28 de dezembro de 2020 nas proximidades de Rio Grande do Piauí, distante 376 Km de Teresina

A audiência será às 9h, no Fórum de Floriano. A irmã de Renata, Andreia Pereira, conta que a família sofre diariamente relembrando o feminicídio e cobra que a justiça seja feita. “A gente espera que ele vá à júri popular e seja penalizado teto máximo de anos de prisão. Estamos tentando  superar, a família nunca esquece. Todo dia é aquela lembrança e sentimento de não se conformar”, disse Andreia.

No dia 28 de dezembro de 2020, Renata, 29 anos, saiu de sua casa, município de Malhada Grande – Nazaré do Piauí, em companhia do ex-companheiro, para compras rotineiras, na cidade de Floriano e desapareceu.

O corpo da Renata foi encontrado apenas em março deste ano num matagal, nas proximidades da cidade de Rio Grande do Piauí.

A família e o Coletivo Renata Costa, juntamente com a Frente de Mulheres e o Levante Feminista Contra o Feminicídio e outros movimentos sociais da Região de Floriano estão se mobilizando para exigir justiça no Fórum de Floriano.

“Renata era muito querida e mãe dedicada e , mesmo separada, ainda aguentava os abusos de Chaguinha, que a mantinha sob seu controle, como se fosse proprietário dela. Tudo o que aconteceu à Renata e a tantas outras mulheres é uma amostra do ódio disseminado e naturalizado por uma cultura patriarcal, machista, racista e violenta, que precisamos destruir, para dar lugar à paz e à vida. Chega de feminicídios! Chega de crime de ódio contra nós mulheres e as crianças! Chega de violência doméstica! Como gritamos no Levante Feminista Contra o Feminicídio: Parem de nos matar! Quem mata uma mulher mata a humanidade!”, ressalta a Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio.

Foto: arquivo pessoal/familiaRenata

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais