35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Geral Política

Justiça proíbe comícios para evitar acirramento político no interior

A três dias das Eleições 2016, os juízes eleitorais determinaram medidas para evitar acirramentos políticos entre as militâncias dos candidatos aos cargos de vereadores e prefeitos. O primeiro turno da votação ocorrerá no próximo domingo (2).

Em Amarante (a 160 km de Teresina), o juiz da 8ª Zona Eleitoral, Netanias Batista de Moura, baixou uma portaria que proíbe a realização de comícios na cidade. Na decisão, ele justificou que “a notícia de que os ânimos dos eleitores e candidatos da cidade de Amarante encontram-se exaltados”.

Também está proibida a veiculação de propaganda eleitoral em alto-falantes ou em som automotivo considerando que a cidade é pequena e as sedes dos órgãos judiciais, hospitais, escolas, bibliotecas e câmara municipal encontram-se próximos uns dos outros. O juiz destacou ainda que legislação não tolera propaganda que perturbe o sossego público.

De acordo com o calendário eleitoral deste ano, o último dia para realização de comício é hoje (29). As coligações estão realizando os comícios desde terça (27).

Outras cidades

Já em Pio IX (a 196 km da capital), para acalmar os ânimos dos que disputam às eleições, a 29ª Zona Eleitoral – em reunião com os partidos políticos e coligações – decidiu que as coligações ficariam cada uma com um dia, nesta reta final, para realizar os seus comícios.

A 18ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Valença do Piauí, Lagoa do Sítio e Novo Oriente, também decidiu pela restrição do uso de fogos de artifícios, sendo liberado e com cautela apenas na comemoração de quem for eleito. As carreatas foram proibidas mediante acordo entre os candidatos. Os últimos comícios/passeatas em Lagoa do Sítio e Novo Oriente ocorreram em dias específicos para cada coligação. Já em Valença, por haver muitas coligações, alguns comícios/passeatas ocorrerão no mesmo dia, mas em locais diferentes.

Em Piripiri (a 158 km de Teresina), a juíza Maria do Rosário de Fátima Martins decidiu, ainda no começo desde mês, a restrição do uso de fogos de artifícios durante as campanhas eleitorais. O uso somente estará liberado na última carreata, último comício e quando sair o resultado das eleições. O alerta é de que, mesmo nos momentos permitidos, o uso deverá ser realizado de forma ordenada e em quantidade que não cause transtornos à população.

No município de Picos (a 306 km da capital), as coligações irão realizar o último comício, mas em locais diferentes. Em Barras também será assim.

A promotora de justiça da 1ª Promotoria de Picos, Micheline Ramalho Serejo, informou que as reuniões foram realizadas com todos os representantes de partido para receber orientações.

“Fizemos uma reunião exclusivamente com todos os pré-candidatos e seus representantes para orientar sobre a questão da propaganda irregular como em carro volante com som acima do permitido, soltar fogos perturbando as pessoas, que é o que mais está acontecendo em Picos. Essa reunião surtiu efeito e tem segurado mais”, disse a promotora.

Buriti dos Lopes

Após a ameaça sofrida pelo prefeito e candidato à reeleição em Buriti dos Lopes (a 281 km de Teresina), a promotora da cidade convocou os representantes das coligações para uma reunião nesta manhã(29).

 

Carlienne Carpaso / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais