22.4 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Justiça solta investigados na Operação Sesmaria por grilagem de terras no Piauí

Em decisão monocrática neste domingo (5), o desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), decidiu soltar todos os suspeitos presos na Operação Sesmaria, deflagrada na última sexta-feira para desarticular um esquema de grilagem de terras no interior do Estado. Foram presos na operação os advogados Linconl Hermes Saraiva Guerra e Manoel de Sousa Cerqueira; o agrimensor José Robert Leal Rocha e o juiz aposentado Cícero Rodrigues, que atuava como advogado. Joaquim Santana é da 2º Câmara Especializada Criminal do TJ.

Todos os suspeitos estavam detidos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. O promotor Rômulo Cordão, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), confirmou a decisão do desembargador.

De acordo com as investigações, os suspeitos presos durante a Operação Sesmaria teriam participado da grilagem de 24 mil hectares de terras. O dado foi revelado durante entrevista coletiva na sede do Gaeco. De acordo com o promotor de Canto do Buriti, José William Pereira Luz, a área é superior ao território de Teresina.

Os crimes teriam ocorrido em agosto de 2009 com repercussão até os dias de hoje. A investigação teve início em 2013 a partir de correições do juiz da vara agrária do Piauí, Heliomar Rios Ferreira, nos cartórios da região Sul do Estado. O Tribunal de Justiça do Piauí, através da Corregedoria, fez a anulação dos quatro títulos, que correspondem aos 24 mil hectares.

Os alvos da operação são suspeitos de praticar crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.

 

Do Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais