23.9 C
Piauí
7 de julho de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral

Lacen-PI faz 200 exames de Covid-19 por dia e zera demanda reprimida

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí- Lacen- dá resultado de uma média de 200 exames de Covid-19 por dia no Estado.  Para atender a demanda, o laboratório está  funcionando 24 horas.

O Lacen, referência no Estado, analisa amostras de todos hospitais do Piauí, inclusive da rede privada. A média de solicitação de exames também chega a 200 por dia. O coordenador de Biologia Molecular do Lacen, Adelino Soares, disse que atualmente não há demanda reprimida no laboratório, que está conseguindo “dar conta do recado”.

“Estamos liberando uma média 200 exames por dia. Já chegamos a liberar 350 no nosso recorde”, informou Adelino.

Os exames para Covid-19 no Lacen são feitos através do PCR- considerado o  método “padrão ouro” para diagnosticar o coronavírus. Os resultados ficam prontos entre 24 a 48 horas.

Adelino explica que o Ministério da Saúde disponibilizou equipamentos de extração automatizada aos Lacens do país para ajudar os laboratórios a fazerem a extração das amostras  mais rápida e, assim, dar uma panorama mais real dos casos de Covid-19. Com isso, a capacidade de testagem foi ampliada.

“Estamos funcionado 24 horas. O setor de recebimento de amostra, o setor de extração de amostra e o setor de virologia molecular funcionam 24 horas. As amostram que chegam estão sendo analisadas”, garante o coordenador.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais