26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralLagoa do Barro

Lagoa do Barro do PI conquista selo da UNDIME por altos índices de qualidade na alfabetização

A Avaliação Undime-PI de Alfabetização é um processo avaliativo célere, seguro e econômico, que permite o acompanhamento sistemático do rendimento dos alunos com auxílio da tecnologia, fazendo com que o processo de coleta, análise e entrega dos resultados aconteça de forma eficiente. Com isso, a tomada de decisões por cada rede de ensino se torna mais assertiva.

“Resultado de muita luta, investimento, dedicação, determinação e foco nas metas e resultados além de uma equipe coesa e o esforço dos professores”, foram as palavras utilizadas pelo prefeito do município de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, para definir a alegria com que recebe o resultado da habilitação do município a receber o Selo UNDIME pela Alfabetização na Idade Certa.

A avaliação externa em larga escala que fora aplicada em todas as turmas do 2º ano de ensino fundamental dos anos iniciais na rede municipal de ensino de Lagoa do Barro do Piauí, tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos e visa, sobretudo, repensar metodologias e inovar práticas pedagógicas com o objetivo de garantir a aprendizagem dos alunos e, dessa forma, elevar os índices educacionais.

“Sabemos que muito ainda precisa ser feito com a finalidade de elevarmos nossos índices e oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos, mas a certeza de que o nosso município está apto a receber esse selo, nos aponta como um indicador positivo dos esforços envidados na melhoria da educação e nos dá a certeza de que fizemos a decisão acertada em aderir a essa proposta tão bem pensada e articulada pela UNDIME que é uma instituição parceira que tão bem orienta os municípios piauienses”, destacou a secretária Sandra Amorim.

A Avaliação Undime-PI de Alfabetização é resultado de uma parceria entre a entidade e a plataforma Mobieduca.me, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes. As provas aplicadas em setembro foram destinadas a alunos do 2º ano e contaram com 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita. Na sequência, os municípios receberam sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Após a aplicação de nova avaliação, foi possível aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.

“A Undime montou uma equipe de pedagogos para acompanhar e planejar essas ações. Assim como os demais projetos desenvolvidos pela Undime, a Avaliação tem como missão auxiliar o fortalecimento da educação pública municipal piauiense”, explica Cleidimar Tavares, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Água Branca.

Fonte: WD Notícias

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais