26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Lesão na boca pode ser sinal de câncer bucal; saiba como identificar

Ferida na boca por mais de duas semanas, lesões que somem e voltam a aparecer e manchas brancas podem ser sinais de uma doença negligenciada e mortal pela falta de cuidado: o câncer bucal. São quase 15,5mil casos por ano no Brasil, um terço deles resultante em morte, segundo a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD).

A boa notícia é que, caso seja identificado precocemente, há 80% de chances de cura. O problema é que os pacientes não buscam um consultório odontológico e clínico para se prevenir.

Atenção

A doença vem crescendo entre as pessoas que possuem menos de 40 anos. Por isso a preocupação de especialistas. Mas é acima dessa idade que ela ainda é mais comum. Fatores de risco como fumo, bebida alcóolica regularmente, HPV e a radiação solar acabam aumentando a incidência.

Entre os jovens é preciso destacar que a incidência tem relação com proteção. O sexo oral sem o uso de preservativo é um dos condicionantes ao aumento que vem acontecendo entre esse público. Afinal, toda a área genital é comprometida quando se tem HPV.

Sinais

Além das lesões, os pacientes devem observar manchas (placas) avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengiva ou céu da boca. Um dentista pode identificar a doença através de exame completo na boca. Manter consultas regulares pode ajudar nesse problema.

Geralmente o tratamento inclui cirurgia e radioterapia, sendo que podem ser combinadas ou isoladas, dependendo do caso. Nas lesões iniciais, as duas técnicas são eficientes, mas tudo dependerá do local do tumor e das alterações que ele já causou no organismo.

Fonte: Estadão Conteúdo 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais