21.7 C
Piauí
5 de junho de 2020
Cidades em Foco
Campinas do Piauí Floresta do Piauí Geral Santo Inácio Simplício Mendes

Limite territorial de Simplício Mendes e mais cinco municípios da região sofreram mudanças

Simplício Mendes - Foto: Portal Cidades em Foco

O IBGE divulgou a atualização dos mapas de 663 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio de 2018 e abril de 2019. Seis deles estão  no Piauí. Os dados têm como base as modificações realizadas pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e Assembleias Legislativas. No Piauí, seis cidades sofreram alterações, entre elas estão: Barreiras do Piauí, Campinas do Piauí, Floresta do Piauí, Isaias Coelho, Santo Inácio do Piauí e Simplício Mendes.

No levantamento, o Estado com mais municípios atualizados foi o Ceará, com 180 alterações de limites. Sendo que o menor município do país é Santa Cruz de Minas (MG), com 3,565 km². Já o mais extenso é Altamira, no Pará, com dimensão territorial superior a vários estados brasileiros (159.533,328 km²). Em relação ao maior estado, o Amazonas continua na frente, com 1.559.146,889 km², superando a soma dos territórios das regiões Sul e Sudeste.


Piauí: Seis municípios registram mudança de área territorial, Reprodução

Ao todo, o Brasil possui 5.568 municípios, mais o distrito insular de Fernando de Noronha e o Distrito Federal. De acordo com o IBGE, por vezes, essas alterações impactam na quantidade de habitantes desses locais, pois fazem com que algumas regiões e seus moradores passem a integrar municípios vizinhos. As atualizações influenciam também em estudos e pesquisas demográficas, como as estimativas de população, calculadas todos os anos pelo IBGE.

Segundo o IBGE, a primeira estimativa oficial para a extensão superficial do território brasileiro foi de 8.337.218 km², obtida a partir de medições e cálculos efetuados sobre as folhas básicas da Carta do Império do Brasil, publicada em 1883. Somente, a partir do Censo de 1940, o IBGE passou a avaliar a área do país.

Por: Sandy Swamy / O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais