24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
EsportesGeral

Luís Carlos Cardoso é campeão mundial de paracanoagem

O canoísta Luís Carlos Cardoso conquistou, nesta quinta-feira (22), o título do Campeonato Mundial de Paracanoagem, disputado em Szeged, na Hungria. A medalha de ouro também rendeu ao piauiense a vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Único não europeu na final dos 200 metros da categoria VL1 (canoa), Luís Carlos Cardoso foi campeão da prova com o tempo de 51seg68, melhorando a marca que havia feito na série classificatória (51seg91). Na decisão, o piauiense também foi o único a remar abaixo dos 52 segundos.

É a sexta medalha de ouro de Luís Carlos em campeonatos mundiais de paracanoagem. E pode vir mais uma nesta sexta-feira (23), quando o canoísta disputa a final dos 200 metros da categoria KL1 (caiaque).

Canoagem Brasileira@canoagembrasil

– Luís Carlos Cardoso é 🥇 o atleta garantiu a medalha disputando o VL2 Masculino 200m no Mundial em Szeged na Hungria agora há pouco! Ele também conquista a vaga para o Brasil em Tóquio 2020! @cpboficial

Vídeo incorporado

Veja outros Tweets de Canoagem Brasileira

Vaga em Tóquio
O ouro rendeu a Luís Carlos a classificação para sua segunda participação em Jogos Paralímpicos. Candidato ao título em 2016, no Rio de Janeiro, o piauiense ficou fora do pódio.

O canoísta é o primeiro nascido no Piauí a garantir vaga em Tóquio. Nos Jogos Olímpicos, atletas do estado ainda disputam vagas, com maiores chances no futebol feminino, judô e badminton.

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Luís Carlos Cardoso em José de Freitas, em novembro de 2011, onde inaugurou a primeira escolinha de canoagem do Piauí. 

História
Ex-dançarino de bandas de forró, entre elas a do cantor Frank Aguiar, Luís Carlos Cardoso foi acometido por esquistossomose em dezembro de 2009, infecção que o fez perder o movimento das pernas.

Depois de começar no esporte pelo basquete, Luís Carlos descobriu a canoagem e não parou mais. Passou a competir em 2011 e acumular medalhas nacionais e internacionais.

Em 2015, Luís Carlos foi campeão mundial tanto na canoa quanto no caiaque, o que o fez ser eleito o melhor atleta para paralímpico do ano no Brasil.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais