27.4 C
Piauí
15 de agosto de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Mais de 150 produtores de animais participam da Feira de Exposição Agropecuária de Paulistana

Mais de 150 produtores de animais e outros 50 agricultores participam da 16º Feira de Exposição agropecuária, onde há a comercialização de ovinos, caprinos e produtos da terra, gerando renda para as famílias e para a cidade.

O secretário de Agricultura de Paulistana, Eder Jofry, falou da importância do evento para a região.

“Essa feira é de fundamental importância aqui para a região, uma vez que fortalece todas as cadeias produtivas. Dentro dessa feira, procuramos atender todos os setores que geram renda para o município. Então, essa grande festa é para motivar e incentivar os produtores em suas atividades”, afirmou.

Ele declara esperar um bom retorno à economia do município com a exposição. “Temos uma estimativa grande de renda para o município, visto que mexe com a hotelaria e a gastronomia da cidade, dentro e fora da exposição”.

José Eusébio de Carvalho, apicultor e presidente da Associação de Apicultores de Barro Vermelho, zona rural de Paulistana, enfatizou a transformação de vida que a apicultura tem proporcionado às famílias do município.

“Tenho visto a vida de muitas famílias mudando com a apicultura. Temos conquistado bens materiais e de conhecimento. E isso se deve ao nosso trabalho, que é com um produto orgânico, puro, que as pessoas valorizam”, frisou.

O Sebrae, parceiro da exposição, realizou consultas de ultrassonografia nos animais e recolhimento de sêmen para estudar a genética dos animais e sua reprodutividade. Mercês Dias, gestora do Programa Agronordeste na regional de Picos, fala sobre a importância dessa parceria dom os produtores.

 

“Estamos difundindo tecnologias de melhoramento genético de caprinos e ovinos, que é a inseminação artificial, fazendo ultrassom das fêmeas para identificar se tem prenhes ou não, a fim de estimular os produtores a utilizarem esses métodos para trazer melhoria de produtividade e de rentabilidade”, declarou.

Além dos produtores locais, a feira impulsiona que pessoas de outros estados participem com suas criações, como é o caso de Ricardo Damasceno, de Rajada-PE. Ele mencionou a oportunidade que a exposição proporciona aos produtores para aperfeiçoamento das raças.

“Assim como trouxe meus animais, posso levar animais de qualidade para aperfeiçoar meu rebanho geneticamente. Temos uma pecuária forte, mas ainda é preciso melhor sempre mais e mais, e os produtores têm visto isso”, destacou.

Durante todo este sábado aconteceu o julgamento das raças de ovinos e caprinos, do bezerro de ouro, a feira da agricultura familiar e a entrega de troféus aos vencedores dos concursos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais